Contra-Corona.png

CENTRAL DE SUPORTE À INDÚSTRIA

SAÚDE & SEGURANÇA

CAPAS_REDES_SOCIAIS_CORONAVIRUS_FACEBOOK

Governo de Santa Catarina orienta imigrantes sobre novo Coronavírus

Para orientar os imigrantes que vivem em  Santa Catarina, as secretarias estaduais do Desenvolvimento Social e da Comunicação produziram material informativo sobre prevenção e cuidados com o novo coronavírus nas principais línguas estrangeiras faladas no Estado. São textos, cartões e áudios divulgadas pelos canais de comunicação governamentais e que ficam à disposição para quem quiser usar. Municípios, empresas, entidades não-governamentais e cidadãos comuns podem baixar o material  e utilizar em ações que ajudem os imigrantes a entender melhor a pandemia. 

Imagem1.jpg

FIESC lança protocolos de saúde, cartazes e cards de orientações para gestão de crise na indústria da transformação

Protocolos de saúde, cartazes e cartões orientativos para as indústrias retomarem com suas atividades com segurança durante o período da pandemia do Coronavírus, conscientizando a preservando a saúde dos seus colaboradores.

PROTOCOLO.png

FIESC e SESI Santa Catarina

Protocolo para gestão de crise na indústria da Construção Civil

 

O novo Coronavírus tem a capacidade de transmissão bastante alta e rápida. A situação não requer desespero, mas alguns cuidados precisam ser tomados para evitar a transmissão do vírus.Esses cuidados também se estendem às indústrias da Construção Civil no seu dia a dia e na conscientização dos seus colaboradores.

Imagem3.jpg

FIESC lança informativos com protocolos, cartazes e checklist para gestão de crise na indústria da construção civil

Informativos, cartazes e checklist oferecem passo a passo para empresas  criarem seus planos de gestão de crise, com a liberação do funcionamento de estabelecimentos comerciais de materiais de construção, ferragens, ferramentas, material elétrico, tintas, vernizes e materiais para pintura, mármores, etc.

shutterstock_6Pio0Ez.jpg

SESI lança guia que orienta empresas em planos de combate ao coronavírus

Cartilha online oferece passo a passo para empresas criarem planos de contingenciamento e a envolver fornecedores e operadoras de saúde nesse processo de combate à pandemia

Higiene pessoal

Guia SESI de prevenção da COVID-19 nas empresas

Atualizado em 20/03/2020

As recomendações inclusas neste documento estão sujeitas a revisão contínua e podem ser modificadas se a situação epidemiológica assim exigir.

ERGONOMIA.jpg

ERGONOMIA E COMPORTAMENTO PREVENTIVO PARA O TRABALHO EM HOME OFFICE

COMO GARANTIR O BEM ESTAR

ERGONÔMICO NO HOME OFFICE

Envie suas dúvidas através do formulário abaixo ou pelo whatsapp: (48) 984 22 01 62

Em dezembro de 2019, a cidade de Wuhan, na China, registrou um surto de pneumonia, causado pelo Coronavírus.

Este é um grande grupo de vírus já conhecido e que causou a Síndrome Respiratória Aguda Grave (SARS), em 2002, e a Síndrome Respiratória do Oriente Médio (MERS) em 2012.

MAS POR QUE DIZEM QUE É UM NOVO VÍRUS?

O que foi detectado no surto atual foi uma mutação até então desconhecida, nomeada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como COVID-19. E a maior preocupação em relação a esse novo vírus é a rapidez com que ele se espalha, por isso, no mundo inteiro, já é referenciado como uma pandemia.

Além disso, por ser um novo vírus, muitas informações sobre ele ainda são desconhecidas.

QUAIS OS SINTOMAS DO CORONAVÍRUS?

Os sinais e sintomas clínicos são principalmente respiratórios, com febre acima de 37 graus, tosse e dificuldade para respirar. Alguns pacientes também podem sentir dores no corpo, congestionamento nasal e inflamação na garganta.

Todos sintomas muito similares ao da gripe.

 

É importante ressaltar que ao apresentar esses sintomas, os pacientes podem não estar contaminados com o Coronavírus, mas sim com uma gripe ou resfriado. Para evitar que alguma dessas doenças brandas sejam acentuadas, a recomendação é que não se sentindo bem, pacientes fiquem em casa.

 

Apenas devem procurar o sistema de saúde, pessoas que apresentam os sintomas listados, mas que também tenham tido histórico de contato com pessoas comprovadamente infectadas com o coronavírus ou que tenham viajado para as regiões com epidemias.

COMO É A TRANSMISSÃO?

Embora os detalhes da dinâmica da transmissão ainda estejam em curso, já podemos afirmar que ela ocorre por meio de gotículas respiratórias produzidas quando uma pessoa infectada tosse ou espirra.

O contágio acontece pelo contato do vírus com as mucosas:

pelo ar;
pelo contato das mãos infectadas com a boca, os olhos e o nariz.
As mãos podem ser infectadas tanto pelo contato pessoal como, por exemplo, cumprimentar alguém com um aperto de mão, quanto pelo contato com objetos e superfícies contaminadas, como maçanetas, corrimãos e celulares.

A VACINA DA GRIPE PREVINE O 

CORONAVÍRUS?

Ainda não existe uma vacina que previna o Coronavírus e a vacina da gripe não imuniza contra o COVID-19.

 

No entanto, a vacinação contra a gripe é importante, já que ela auxilia os profissionais de saúde a descartarem o diagnóstico de gripe por influenza e acelerarem o diagnóstico para Coronavírus.

COMO PREVENIR A TRANSMISSÃO

O novo Coronavírus se espalha com facilidade, mas não tem se mostrado o mais letal da família. Apesar disso, é fundamental a tomada de algumas medidas que podem prevenir a transmissão.

  1. Ao espirrar e tossir, cubra a boca e o nariz com lenço de papel e, em seguida, descarte-o. Se não tiver um lenço de papel disponível, use o antebraço e evite o contato das gotículas com as mãos. Lave as mãos sempre após espirrar ou tossir.

  2. Lave as mãos regularmente com água e sabão. Caso não tenha como lavar as mãos em alguma situação pontual, use o álcool gel.

  3. Evite tocar as áreas mucosas do rosto, como olhos, boca e nariz, sem a higienização adequada.

  4. Evite o contato próximo com pessoas doentes.

  5. Limpe e desinfete objetos e superfícies tocados com frequência.

CENTRAL DE SUPORTE À INDÚSTRIA

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001