Vendas Industriais retomam o crescimento após paralisação


Os indicadores industriais de junho mostraram crescimento acentuado das vendas em todo o Brasil. A CNI divulgou neste primeiro de agosto que o aumento das vendas industriais nacionais no mês foi 24,6% superior a maio, enquanto que em Santa Catarina este valor chegou a 35,8%.


Estes resultados de expressivos aumentos das vendas industriais ocorrem logo na sequência do período de paralisação dos transportes, onde as vendas catarinenses caíram 10%. Segundo a própria CNI, a alta das vendas de junho carrega parte dos resultados referentes ao mês anterior, mas que devido ao atraso dos embarques de pedidos, concentrou-se em junho.


Prova de que este aumento ocorreu devido ao represamento dos pedidos está nas horas trabalhadas, que em relação ao mês anterior aumentaram apenas 1,3% no Brasil e caíram 0,49% em Santa Catarina, e no número de pessoal empregado total, que também caíram, 0,2% no Brasil e 0,6% em Santa Catarina. Ou seja, não houve aumento da produção significativo no mês, apenas venda de produtos represados.


De qualquer modo, o aumento das vendas em Santa Catarina tem sido positivo no ano de 2018, chegando a uma taxa de 13,8% de crescimento neste primeiro semestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Neste quesito, as horas trabalhadas, pessoal empregado e massa salarial também são positivas, todas acima de 3%.


Também há de se destacar que este crescimento nas vendas ocorre em quase todos os setores, certificando que, apesar dos entraves que se apresentam, a retomada do crescimento vem ocorrendo.


Fonte: Obsevatório FIESC e CNI .

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001