Embarcação de pesca a hidrogênio

Atualizado: 30 de Jan de 2019

A empresa japonesa Toyota projeta construir, em colaboração com a Japan Fisheries Research and Education Agency (FRA), uma embarcação de pesca movida a hidrogênio, com zero emissões de CO2, segundo o Safety4Sea.


A FRA começará a projetar o navio em 2019 para realizar testes de mar em 2022, com o objetivo de o comercializar, contribuindo assim para limitar as emissões de CO2. A embarcação em questão, um protótipo de 19 toneladas, será usada para a pesca de atum nas ilhas de Goto, em Nagasaki, no Japão.


O hidrogênio, derivado de água doce, poderá tornar a indústria pesqueira mais estável. A única desvantagem são os elevados custos de produção do hidrogênio. Pelo que o Japão, para mitigar tais custos, pretende aumentar o número de instalações de fornecimento de hidrogênio, como estações de hidrogênio, até 2030 e reduzir o custo do combustível de hidrogênio em cerca de um quinto do preço atual até 2050.

Note-se que este é um dos países que tem avançado na redução das emissões de Gases de Efeito de Estufa (GEE), tendo diminuído 26% em relação ao nível de 2013, incluindo uma redução de 15% nos navios.


Para saber mais sobre a notícia: Embarcação de pesca a hidrogênio: acesse aqui


Fonte: Jornal Economia do Mar, 2019. Fotos: Shutterstock.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001