Tecnologia e moda criam têxteis inteligentes


Tecnologia e moda estão se unindo para criar tecidos inteligentes sem sacrificar estilo, conforto e praticidade. A moda está em constante estado de evolução. Os avanços tecnológicos estão apenas acelerando esse conceito.


Os tecidos mudam de cor em resposta aos padrões de respiração do usuário. Tecidos com tratamentos de nanotecnologia tornam-se resistentes à água, manchas e rugas. Mais pessoas estão vestindo roupas inteligentes em academias. Os materiais que compõem tecidos inteligentes podem variar de polímeros de alta qualidade para máximo conforto a roscas equipadas com minúsculos sensores que respondem a estímulos e executam uma função específica. Então, calça de yoga vibra para guiar o usuário através de posturas de yoga corretas. Um short de corrida conectado a um smartphone pode fornecer métricas específicas de corrida, como cadência, rotação pélvica e comprimento da passada.


Os atletas usam kits com micro-massageadores que facilitam a recuperação muscular mais rápida. Esses produtos, juntamente com camisas que corrigem a postura e sutiãs esportivos com rastreador, são voltados para melhorar as rotinas de exercícios, prevenir lesões e ajudar na reabilitação física.


Jaquetas jeans podem fornecer instruções, alterar as músicas no smartphone e até mesmo fazer reservas para o jantar. Outro é um tecido de coleta de energia onde as fibras são criadas com células solares que podem coletar e armazenar energia do movimento do usuário. Em seguida, gera eletricidade, que pode essencialmente transformar as calças em uma tomada portátil.


Para saber mais sobre a notícia: Tecnologia e moda criam têxteis inteligentes acesse aqui

Fonte: Fashionating World, 2019. Fotos: Google


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001