Sondagem Industrial - Julho

Volume e expectativas para

produção aumentam

O resultado da Sondagem Industrial de julho apontou breve melhora do indicador de volume de produção, ainda em trajetória ascendente desde abril, mês de pior desempenho para a indústria em função dos reflexos econômicos causados pela pandemia do Covid-19. O resultado segue próximo aos níveis apresentados no período anterior à pandemia, sendo inclusive melhor que o registrado em julho do ano anterior, um bom sinal para uma retomada produtiva da indústria.

A constante melhora da percepção acerca dos volumes de produção impacta positivamente nas expectativas de demanda para os próximos meses. Entre junho e julho as expectativas variaram positivamente em 4,8%, mantendo-se acima de 50 pontos indicando perspectiva de crescimento para os próximos meses.


A tendência é semelhante em âmbito nacional, onde a atividade industrial também dá sinais de recuperação, mais intensa e disseminada. Cabe ressaltar, no entanto, que se trata de um índice de difusão, que tem como referência o mês anterior, cujo nível de atividade foi menor que o usual em decorrência da pandemia.


Cresce nível de intenção de

investimento

As perspectivas de investimento dos empresários catarinenses permaneceram positivas, com a melhora das condições do cenário. O indicador alcançou 65,1 pontos em Santa Catarina, acompanhado outros indicadores de perspectivas, como por exemplo, o Índice de Confiança Empresarial Industrial (ICEI), cujos resultados também apontaram expectativas mais otimistas para os próximos meses. O resultado é superior tanto ao mês imediatamente anterior, quanto aos meses de julho de 2019 e 2018.


Para a indústria brasileira, o levantamento da CNI apontou perspectiva otimista na intenção de investimento para os próximos seis meses pela primeira vez desde março deste ano. O índice segue trajetória ascendente desde abril, onde registrou o pior desempenho do ano, no momento de maior intensidade dos impactos da pandemia.


Nível de ociosidade da capacidade

produtiva diminui

O índice de Utilização da Capacidade Instalada voltou a apresentar patamar semelhante ao registrado no período pré-pandemia, continuando a trajetória de crescimento em julho. As indústrias catarinenses alcançaram 73% de utilização de seus fatores de produção, resultado apenas 1 ponto percentual inferior ao registrado no mesmo mês de 2019, além de estar abaixo do registrado nos dois primeiros meses do ano.

A melhora na produção ocorrida após a readequação das indústrias às restrições sanitárias, também pode ser observada na comparação com o mesmo mês do ano anterior, com queda de 1 p.p. em relação a julho de 2019. O indicador também é 1 ponto superior à média do mês de julho entre 2013 e 2020, indicando que o setor industrial já conseguiu reduzir o nível de ociosidade da capacidade produtiva, mostrando redução dos efeitos da pandemia no indicador.


Melhora nas expectativas

Com a retomada das atividades industriais, aliadas a um aumento da confiança do empresariado, diversos setores em Santa Catarina apresentaram melhora nas expectativas para os próximos seis meses. O cenário demonstra uma perspectiva mais favorável à retomada econômica, atrelada principalmente às readequações produtivas, flexibilização nas medidas restritivas ocorridas no início da pandemia no estado e resiliência do empresário industrial em buscar alternativas frente à crise econômica.

As perspectivas de julho para o nível de emprego melhoraram em relação aos meses anteriores, registrando 57,4 pontos. As medidas de manutenção de emprego adotadas pelo governo, aliadas a retomada do setor produtivo contribuem com este resultado.

O otimismo também cresceu e tornou-se mais disseminado no que tange a compra de matérias-primas, atingindo 64,4 pontos, quarta alta consecutiva. Já o indicador de perspectivas de quantidade exportada apresentou queda frente ao mês imediatamente anterior, explicado em parte pelas incertezas causadas pela pandemia no mercado internacional, sendo, no entanto, ainda de otimismo.


O relatório pode ser baixado na íntegra no formato PDF através do link a seguir:

Sondagem Industrial - Julho 2020
.pdf
Download PDF • 507KB


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001