Sondagem Industrial - Expectativa cresce com melhora dos indicadores

A Sondagem Industrial no mês de junho identificou melhora das expectativas dos industriais, mantendo a revisão de perspectivas futuras à medida que avançamos no período da pandemia. O mês de abril mantém-se como o de maior dificuldade para o setor industrial catarinense, por se tratar de um período de readequações na atividade industrial para uma retomada mais segura dentro das unidades fabris.

Desse modo, é possível observar expansão no volume de produção em relação ao mês anterior, em parte, apoiado nas readequações às restrições sanitárias e ao retorno das empresas às suas atividades. Além disso, há aumento na utilização da capacidade instalada desde o mês de abril, bem como no quadro de funcionários do setor industrial.


Em nível nacional, a atividade industrial também dá sinais de recuperação com aumento na produção, frente ao mês imediatamente anterior, enquanto a ociosidade mantém trajetória de queda. Em relação ao número de empregados é registrado queda menos intensa.

Intenção de investir cresce com expectativas

As perspectivas dos empresários catarinenses para os próximos seis meses passaram a ser de maior otimismo. A intenção de investimento alcançou 59,5 pontos em Santa Catarina, acompanhado outros indicadores de perspectivas, como por exemplo, o Índice de Confiança Empresarial Industrial (ICEI). Quando comparado ao mês de abril, o indicador registrou aumento de 23,1 pontos, registrando aumento de 63%. Além disso, quando comparado com o igual período do ano anterior, o mês de junho de 2020 apresenta aumento de 4,2 pontos.


De acordo com a CNI, a intenção de investir nos próximos seis meses para a indústria brasileira permanece em patamar baixo, apesar da melhora desde o mês de abril. O resultado para o mês de julho mantém-se abaixo da média histórica nacional.


Utilização da capacidade instalada segue em trajetória ascendente

O índice de Utilização da Capacidade Instalada continuou em trajetória ascendente no mês de junho, quando comparado com o início dos reflexos econômicos causados pela evolução da pandemia da Covid-19. As indústrias catarinenses alcançaram 69% de utilização de seus fatores de produção. Entretanto, ainda registra resultado inferior ao registrado nos dois primeiros meses do ano. Na comparação com o mês anterior observa-se aumento de 10,0 pontos percentuais, representando aumento de 16,9% no indicador.


A melhora na produção ocorrida após a readequação das indústrias às restrições sanitárias, também pode ser observada na comparação com o mesmo mês do ano anterior, registrando queda de 2,0 pontos percentuais em relação a junho de 2019. A média da utilização da capacidade instalada para o mês de junho, entre os anos de 2013 e 2020 é de 71%, demonstrando que o setor industrial já registra valores próximos à média para esse indicador.


Melhora nas expectativas

Com a retomada às atividades industriais, diferentes setores em Santa Catarina apresentaram melhora nas expectativas para os próximos seis meses. O cenário demonstra uma perspectiva positiva para o segundo semestre, atrelada, principalmente, às readequações produtivas, flexibilização nas medidas restritivas ocorridas no início da pandemia no estado e resiliência do empresário industrial em buscar alternativas frente à crise econômica.

Em junho foi registrado aumento no índice de expectativas do número de empregados, registrando 55,1 pontos. Esse indicador vem em linha com o resultado da pesquisa realizada pela FIESC, em parceria com SEBRAE e FECOMÉRCIO, no qual indicou redução no número de empresas que tiveram seu quadro de funcionários reduzidos durante a pandemia.

Em relação às operações industriais, foi registrado aumento nas expectativas de compra de matéria prima e nas vendas externas, indicando perspectivas de expansão na produção industrial para o segundo semestre de 2020.




O relatório pode ser baixado na íntegra no formato PDF através do link a seguir:

Sondagem Industrial - Junho 2020pdf

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001