Segunda queda seguida da confiança do empresário catarinense


O índice de confiança dos empresários da indústria catarinense passou de 68,0 pontos para 65,7 em março, queda de 2,3 pontos. No Brasil a confiança atingiu 61,9 pontos, registrando redução de 2,6 pontos na passagem do mês. Mesmo em queda o índice está acima dos 50 pontos, indicando que empresários estão confiantes e, assim, dispostos a contratar trabalhadores e a investir.


Fonte: Observatório FIESC e CNI.

Dos componentes do ICEI, houve queda de 2,3 pontos do indicador de condições atuais, influenciada pela percepção dos empresários em relação à própria indústria. O indicador de expectativas futuras passou de 71,4 para 68,9 pontos em março. A maior queda foi registrada nas condições dos empresários em relação à economia catarinense, com queda de 5 pontos no mês.



Fonte: Observatório FIESC e CNI.


Em Santa Catarina, o índice recuou 2,3 pontos. Mesmo em queda este resultado foi 4,1 pontos maior em comparação com o mesmo período do ano anterior março/2018. Mantendo-se acima de 50 pontos sinalizando uma tendência otimista da produção industrial, conferindo assim maior segurança. No Brasil, o índice recuou 2,6 pontos em março, para 61,9 pontos. No mesmo período no ano anterior o índice encontrava-se 2,9 pontos abaixo do registrado em março de 2019.


INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO


A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 66,2 pontos em março, esse resultado é 2,2 pontos menor na comparação com o mês anterior. Houve piora da percepção das condições atuais, que passou de 61,8 em fevereiro para 60,1 em março. As expectativas futuras passaram de 71,1 em fevereiro para 69,2 em março. No Brasil o índice registrou 59,4 pontos, recuou de 3,1 pontos em relação a fevereiro de 2019.



CONSTRUÇÃO CIVIL

O ICEI da Construção caiu 2,5 pontos em março, mantendo-se acima da linha divisória dos 50 pontos. Todos os indicadores apresentaram queda, que foi influenciada principalmente pelo indicador de expectativas, para o cenário econômico nacional, catarinense e das próprias empresas. No Brasil o ICEI da indústria da construção foi de 59,8 pontos, aumento de 3,5 ponto em relação a fevereiro.



  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001