Saúde: o corpo tecnológico

Megatendências são geradas pela interação entre as novas ondas de forças primárias (causas das rupturas). A próxima geração das tecnologias disruptivas permitirá uma fusão dos mundos biológico, digital e físico. Essa é aposta da Saúde Reiventada, uma das dez megatendências levantadas pela consultoria de negócios EY no relatório What’s After What’s Next? The Upside of Disruption. Impulsionada pela saúde digital (tecnologia), o envelhecimento das populações (demografia) e os estilos de vida sedentários trazidos pelo crescimento dos mercados emergentes (globalização).


“O setor de saúde está saindo de uma era analógica e partindo para uma era digital que vai alterar completamente a jornada do paciente e o perfil dos hospitais do futuro”, diz Leandro Sanches, sócio de Consultoria para o setor de Saúde da EY.


Confira as principais tecnologias que farão parte dessa revolução na saúde e exemplos de suas aplicações:


Robótica e automação - Desenvolvimento de robôs desde uma linha de cuidadores a máquinas capazes de realizar cirurgias precisas e minimamente invasivas. Aperfeiçoamento de exoesqueletos para reabilitação.








Nanotecnologia – Criação de robôs minúsculos que, dentro do nosso organismo, conduzirão a identificação, e o combate de doenças. Pesquisas relacionadas ao câncer já estão em andamento.









Tecnologias genéticas – Os especialistas acreditam que, no futuro, será possível realizar um sequenciamento genético de baixo custo e edição de genes.











Internet das Coisas – Diagnóstico de doenças em casa e wearablles que monitoram a saúde 24 horas por dia.












Impressão 3D – Bioimpressão de órgãos, ossos e dentes; produção de equipamentos cirúrgicos e de dispositivos como marca-passos.












Blockchain – Poderá proteger, reunir e validar os registros médicos do paciente e integrar a cadeia de fornecimento de medicamentos.













Realidade Aumentada – Já utilizada em diagnósticos, treinamentos e pré-cirurgias, caminha para criação de uma sala de cirurgia virtual completa.













Inteligência Artificial – Vai revolucionar a pesquisa e o desenvolvimento de medicamentos, a medicina diagnóstica e os sistemas de monitoramento dos pacientes.





Fonte: Valor econômico.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001