Após anúncio de acordo para redução das emissões de dióxido de carbono (CO2) entre os 28 estados membros da União Europeia e o Parlamento Europeu, a venda de veículos verdes de baixa emissão deve ser estimulada. Pelo acordo, as emissões de CO2 dos automóveis novos deverão ser reduzidas em 37,5% até 2030 e as dos veículos utilitários (tipo furgão, vans, etc) em 31%. A meta será calculada com base no nível de emissões de 2021, com uma proposta de redução intermediária de 15%, a ser alcançada até 2025.
O acordo anunciado marca o fim de um longo ciclo de debates acalorados entre as nações e promessa de preços mais acessíveis no mercado europeu para carros como os elétricos e híbridos com impactos reduzidos sobre o meio ambiente e a saúde das pessoas.
Os preços do petróleo operam em forte queda nesta quinta-feira (20/12), Barril de Brent e petróleo dos EUA têm queda de mais de 4% devido às preocupações com o excesso de oferta e a perspectiva mais fraca da procura de energia. Essa queda diagnosticada atingiu o seu menor valor em um período de mais de um ano.
A queda ocorreu em todo o mundo depois que o Federal Reserve (Fed, o banco central dos EUA) ter elevado a taxa de juros pela quarta vez neste ano e ter mantido a maior parte das suas projeções para mais aumentos nos próximos dois anos.
Economia:
BC reduz projeção de crescimento do PIB em 2018 a 1,3% - Exame
Preços do petróleo caem para menor cotação desde setembro de 2017 - G1
Dólar opera em queda de olho em exterior e com ação do Banco Central - G1
As profissões ameaçadas pelos avanços tecnológicos - BBC News
Política:
A Infraero vai acabar? Uma estatal na berlinda - Exame
Ao se manifestar sobre nova denúncia, Temer diz que não houve irregularidades - NSC Total
Bolsonaro recebe representantes de igrejas evangélicas dos EUA - NSC Total
Internacional:
Redução de CO2 na UE deve acelerar mercado de carros verdes - Exame
Como a gastança de petrodólares ajudou a afundar a Venezuela - BBC News