Projeções para o PIB 2020 - 25/05

O último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central em 25/05/2020, apontou retração de -5,89% para o PIB brasileiro em 2020. O resultado representa a 15ª queda semanal consecutiva, e é o pior do ano até o momento. Segundo o relatório, os analistas do mercado financeiro também reduziram para 1,57% a estimativa de inflação para o próximo ano, sendo essa a 11ª redução seguida do indicador. Apesar disso, as expectativas para o crescimento do PIB em 2021 aumentaram para 3,50%. Os dados foram levantados na semana passada, em pesquisa com mais de 100 instituições financeiras.

O Fundo Monetário Internacional também revisou sua projeção de crescimento para o PIB brasileiro e de outros países cuja taxa de letalidade por covid-19 é alta, e espera uma retração de 5,3%. Para o próximo ano, porém, o estudo do FMI, que leva em conta o número de mortes por milhão de habitantes, ainda espera um crescimento de 2,9%.


Já de acordo com as últimas projeções divulgadas pelo Ministério da Economia no dia 13/05/2020, a expectativa para o Produto Interno Bruto é de diminuição de -4,7%. Segundo nota da Secretaria de Política Econômica a retração esperada do PIB neste ano é a maior da história e indicou que a recomposição para valores pré-crise virá somente em 2022.


Entre os bancos, o americano Goldman Sachs e o suíço UBS projetaram quedas de -7,4% e -7,5%, respectivamente. Os resultados se devem por conta da preocupação com os crescentes riscos políticos e econômicos que agravam a recessão no país, que já se tornou um dos epicentros globais de novos contágios do coronavírus, e vê as medidas de distanciamento social sendo relaxadas. Segundo o último relatório do Goldman Sachs, não está claro quando a curva de contágio vai atingir seu pico. Para 2021, no entanto, o banco projeta crescimento de 4% no PIB brasileiro.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001