Projeções para o PIB 2020 - 06/04

Segundo o Boletim Focus divulgado em 06/04/2020 pelo Banco Central, as perspectivas para o PIB brasileiro pelas instituições consultadas é de retração de -1,18% em 2020. Esse é o pior resultado do ano, e representa a oitava queda consecutiva do índice. A queda reflete as mudanças nas expectativas anunciadas pelas instituições financeiras nas últimas semanas, após o aumento da incerteza quanto aos efeitos da pandemia de coronavírus na economia mundial e no Brasil. Apesar disso, as expectativas para o próximo ano permaneceram estáveis, ainda com crescimento previsto de 2,5%.

Os bancos Santander e Itaú também revisaram suas projeções para o PIB em 06/04/2020. O Santander reduziu a estimativa do PIB do crescimento de 1%, para retração de -2,2%.


O Itaú estima um cenário de recessão de dimensão ainda incerta no Brasil em 2020. Conforme apontou o economista-chefe da instituição, a projeção do banco é de que a retração no crescimento possa variar de -0,5% até -6,4%.


Por sua vez, a agência de classificação de risco Fitch Ratings, avalia que a pandemia associada a condições mais restritas de financiamento externo e à baixa nos preços dos ativos financeiros domésticos enfraquecerão substancialmente o crescimento econômico na América Latina este ano. A expectativa é que o Produto Interno Bruto da região (sem considerar a Venezuela) caia -2,6% em 2020, com Brasil sofrendo contração de -2%, México de -4% e Argentina de -4,5%.


Segundo o estudo do The Economist Intelligence Unit, de acordo com o cenário mundial, as projeções para o PIB do Brasil em 2020 são de queda de -5,5%, uma queda de 7,9 pontos percentuais em relação à última estimativa. A tabela abaixo mostra a comparação das projeções de crescimento do PIB de outros países:


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001