Produção Industrial de SC segue com crescimento acima do nacional

Atualizado: 12 de Set de 2018

Em julho, os resultados da produção industrial mostram que, na comparação com junho de 2018, houve avanço de 1,9% e no confronto com o mesmo mês do ano anterior, a ampliação foi de 8,3%. No acumulado do ano, a produção industrial avançou 4,6%, valor acima da média brasileira (2,5%), posicionando a indústria de transformação catarinense em 4º lugar no ranking entre as Unidades Federativas.



Produção Industrial Catarinense cresceu no mês de julho em relação a junho de 2018 (1,9%), estando no rol dos 7 locais que tiveram variação positiva, dos 15 pesquisados pelo IBGE. Essa variação coloca Santa Catarina no 5º lugar no ranking estadual da produção industrial no comparativo julho-junho/2018.



Já na comparação com julho de 2017, a produção industrial catarinense avançou 8,3%, valor acima da média nacional (4%). Esse desempenho coloca Santa Catarina no 5º lugar nacional.


No acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, houve crescimento de 4,6% na produção industrial. Nesse comparativo, Santa Catarina está atrás do estado do Amazonas (14,1%), que deve sua posição ao desempenho positivo da Fabricação de Bebidas (28,9%), e do Pará (8,9%), pela expansão da Indústria Extrativa (11,7%).



Por fim, em termos comparativos, a indústria catarinense registrou 2,1 pontos percentuais acima do desempenho brasileiro. Esse resultado está apoiado no desempenho positivo em diversos setores industriais, com destaque para Metalurgia (21,7 p.p), Produtos de metal (14,7 p.p) e Produtos Têxteis (10,3 p.p). Dentre os setores avaliados pelo IBGE, entretanto, o Estado encontra-se abaixo dos resultados nacionais especialmente em Veículos automotores (-10 p.p), Máquinas, aparelhos e materiais elétricos (-4,2 p.p), e Celulose, papel e produtos de papel (-3,6 p.p).


Clique aqui e confira a publicação completa.


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001