Os resultados da Pesquisa Industrial Mensal do IBGE mostram que a produção industrial de Santa Catarina recuou 0,7% na comparação com julho de 2018. No confronto com o mesmo mês do ano anterior, houve a ampliação de 5%. No acumulado do ano, a produção industrial avançou 4,6%, acima da média brasileira (2,5%), posicionando a indústria de transformação catarinense em 4º lugar no ranking de desempenho entre as Unidades Federativas.

A Produção Industrial Catarinense caiu no mês de agosto em relação a julho de 2018 (-0,7%), estando no rol dos 6 locais que tiveram variação negativa dos 15 pesquisados pelo IBGE. Essa variação coloca Santa Catarina no 11º lugar no ranking estadual da produção industrial no comparativo agosto-julho/2018.Os melhores desempenhos foram observados no Mato Grosso (3%), na Bahia (2,7%), e em Pernambuco (2,6%). Do lado oposto, com desempenho inferior, estão o Amazonas (-5,3%), Pará (-1,1%) e São Paulo (-0,9%).
Na comparação com agosto de 2017, a produção industrial catarinense avançou 5%, valor acima da média nacional (2%). Esse desempenho coloca Santa Catarina no 5º lugar nacional, atrás do Rio Grande do Sul, que cresceu 12,3% impulsionado pela expressiva alta de 115% na fabricação de celulose e papel, atrás também de Pernambuco (11,7%), Pará (11%) e Paraná (6,5%).
O crescimento da produção paranaense foi impulsionado pelo desempenho das atividades de fabricação de produtos de coques e biocombustíveis e da fabricação de veículos automotores, ambos com alta de 28,9% neste comparativo. Os estados que registraram maiores recuos na produção industrial foram Amazonas (-6,7%) e Goiás (-4,1%).
No acumulado do ano, em relação ao mesmo período do ano anterior, a produção se manteve estável em 4,6%. Nesse comparativo, Santa Catarina está atrás do Amazonas (10,9%), Pará (9,2%) e do Pernambuco (5,6%). Do lado oposto, Goiás e Espírito Santo registraram os maiores recuos na produção industrial, com variação de -3,6% e -3,4%, respectivamente.
Variação da Produção Industrial nas UFs (acumulado no ano)
Quando apenas a indústria de transformação é analisada, o desempenho acumulado coloca Santa Catarina no 4º lugar no ranking da produção industrial por UF, atrás do Amazonas (11,7%), do Rio de Janeiro (7,1%), e do Pernambuco (5,6%). Os estados do Pará (-8,2%) e Espírito Santo (-6%) registraram recuo na produção industrial nesse comparativo, resultado do desempenho dos setores de metalurgia (-30,5%), na indústria paraense, e do setor de minerais não-metálicos (-17,6%), na indústria capixaba. Na indústria catarinense, o resultado do ano é puxado pelas atividades de Metalurgia (26,8%) e Produtos de metal (16,2%).
Variação % da Produção Industrial de Santa Catarina, por setor
Fonte: IBGE e Observatório FIESC.