Produção industrial de junho

Produção Industrial

A produção industrial de Santa Catarina segue demonstrando melhora, apesar de ainda sentir os impactos econômicos causados pela pandemia da Covid-19. No mês de junho, a indústria geral registrou queda de -12,6% quando comparado ao igual mês do ano anterior. Em nível nacional, a queda registrada foi de -9,0%. Na comparação com resultados anteriores, o mês de junho demonstrou menor recuo registrado na análise interanual desde abril, quando foi observado retração de -30,8%, e maio, com -28,7%.

Em relação à indústria de transformação, a queda em Santa Catarina se mantém em -12,6%, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Em contrapartida, registra pelo segundo mês consecutivo expansão na produção industrial quando comparado com o mês imediatamente anterior. Em relação ao mês de maio, a produção industrial da indústria de transformação registrou expansão de 9,1%.

Essa tendência da atividade industrial, especificamente da indústria de transformação, aponta que o mês de abril se caracteriza pelo período de maior dificuldade do setor no estado. Desde que as medidas preventivas adotadas pelos empresários industriais, com mudanças nos processos produtivos tendo em vista às determinações sanitárias, a atividade industrial demonstra capacidade para retomar suas atividades de uma maneira mais assertiva. Entretanto, o impacto da pandemia sobre a atividade industrial deverá ser sentido por mais tempo, demonstrando que a recuperação será gradual.

O resultado obtido no acumulado do ano para o mês de junho é marginalmente superior ao resultado de maio. A produção industrial apresenta retração de -15,0% entre janeiro e junho de 2020; ante retração de 15,5% entre janeiro e maio do mesmo ano. Esse resultado corrobora com uma recuperação gradual para a atividade industrial, podendo ser potencializada por investimentos em infraestrutura e logística, políticas de estímulo à reindustrialização e ao fortalecimento da indústria, além da atração de capital e desenvolvimento de um pacto social e institucional.


Análise setorial

Entre os setores que registraram expansão na produção industrial em junho, quando comparado ao igual período do ano anterior, o destaque é do segmento de máquinas, aparelhos e materiais elétricos que registraram expansão de 7,6%. Já o setor de produtos alimentícios registra crescimento de 5,0% em junho, estimulados principalmente pelos frigoríficos. Por sua vez, o setor de borracha e material plástico registra alta de 3,4%.


O setor têxtil merece destaque pelo desempenho observado em junho, apesar da queda de -2,3%. O setor foi um dos mais afetados pelos impactos da pandemia sobre a atividade econômica, registrando quedas de -19,7%, em março; -48,6%, em maio; e -30,7%, em maio; todos em comparação com igual mês do ano anterior. A melhora na produção industrial nesse segmento está atrelada ao aumento das vendas, observadas no mês de maio e junho – de acordo com os dados da Secretaria da Fazenda de Santa Catarina. Em contrapartida, o setor de vestuário e acessórios mantém forte queda na produção no mês de junho, retraindo -38,5%.

Os setores de veículos automotores e metalurgia apresentam as maiores retrações na produção industrial no mês de junho, com variações de -48,0% e -44,9% na análise interanual. A indústria automotiva pode manter o nível de atividade industrial relativamente reduzido em função do aumento dos estoques de veículos, dado a redução no consumo. Simultaneamente, o setor de metalurgia mantém o cenário de reduções na produção industrial, registrando queda de -48,0% em junho, na análise interanual.


Desempenho entre estados

A produção industrial entre os estados brasileiros demonstra que o setor ainda sente os efeitos econômicos causados pela pandemia. Entretanto, o cenário é menos negativo quando comparado aos meses de abril e maio, indicando que a recuperação da produção nacional será gradual. Santa Catarina registrou desempenho superior aos estados da Bahia, Ceará e Espírito Santo.


O relatório pode ser baixado na íntegra no formato PDF através do link a seguir:

Produção_Industrial_-_junho_2020
.pdf
Download PDF • 218KB

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001