Piso que gera energia elétrica é testado em ciclovia de Curitiba

Está sendo testado em Curitiba (PR) um novo tipo de piso que gera energia elétrica. Instalado na ciclovia sobre a ponte do Rio Belém, perto do Palácio 29 de março, no Centro Cívico da cidade, a pavimentação capta a vibração emitida pelas bicicletas e pedestres e a converte em energia suficiente para iluminar a pista com sinais ao longo do trajeto. Seu objetivo é alertar sobre a passagem de ciclistas e pedestres.


A iniciativa é um piloto e utiliza tecnologia da empresa japonesa Soundpower, por meio da Agência de Cooperação Internacional do Japão (Jica). O projeto não tem custo para a prefeitura da cidade e faz parte das comemorações da imigração japonesa.


“Espero que um dia possamos ter esses dispositivos em todos os trechos de ciclovias da cidade. É o futuro chegando”, declarou o prefeito de Curitiba, Rafael Greca, em visita à ciclovia.


A ideia teve origem em outubro de 2017, durante uma visita de representantes da Jica e da Soundpower à Prefeitura. Na ocasião, Greca autorizou os testes do projeto. Os resultados ainda serão avaliados.


Para saber mais sobre a notícia: Piso que gera energia elétrica é testado em ciclovia de Curitiba, acesse aqui:


Fonte: Portal AEC Web. Foto: Portal AEC Web

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001