Pequenos negócios apostam em produtos multifuncionais exclusivos e focam no design circular


Com a valorização de produtos artesanais e exclusivos, empreendedores apostam em itens originais, multifuncionais e com projeto de design agregado. No entanto, enfrentam desafios para crescer como empresas de um único produto de baixa tiragem.

A empresa Noori teve seu fogão a lenha móvel entre os cinco finalistas da premiação anual da revista britânica Dezeen fazendo com que o item, no valor de R$ 5.900, recebesse encomendas da Europa.


O fogão a lenha desenvolvido em 2017 e finalizado ainda neste ano, também funciona como churrasqueira, aquecedor e defumador. A multifuncionalidade da peça faz parte do propósito para ser usada como equipamento de cozinha e item de decoração.


“O fato de ser um produto duradouro, na contramão da cultura do descartável, reforça ainda mais a nossa ideia de participação e reunião familiar ao redor do fogo, como antigamente”, conta Eduardo Gayotto, designer e um dos idealizadores da peça.


A fabricação da peça concentra alguns desafios para a empresa, que precisa aumentar a produção para atender a demanda crescente.


Desafios de empresas de um produto só


Além desses desafios, para especialistas do setor o Professor da FGV Cláudio Goldberg, empresas que vivem de um produto estão propensas ao risco de ser copiada e engolida por empresas maiores.


Uma alternativa para empresas de um único produto é se adequar aos princípios do design circular. Um exemplo seria a cadeira N02 Recycle projetada pelo estúdio Nendo´s para a empresa de móveis dinamarquesa Fritz Hansen. Ela é feita de plásticos domésticos reciclados e desenhada para ser transformada em uma nova cadeira após o fim de sua vida útil.

Para o designer do estúdio Nendo's, Oki Sato, o mais importante é pensar no projeto conectando o fim com o início, a forma como é produzido e vendido em conjunto com o fim do produto. “Nós realmente precisamos focar no que vai acontecer antes do produto ser jogado fora," diz.


Para saber mais acesse: Estadão e Dezeen.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001