Oportunidades e Tecnologias para a Indústria Criativa

Oportunidades.


As contínuas mudanças geradas pela convergência digital no mercado de mídia estão abrindo oportunidades para diferentes empreendedores catarinenses criarem novos produtos de mídia e entretenimento que tenham alcance local, regional, nacional e global. Com a crescente evolução das mídias digitais os empreendedores criativos, por intermédio das tecnologias de informação e comunicação, podem levar seu conteúdo diretamente para o consumidor final em qualquer parte do mundo.

Um outro aspecto é desenvolvermos um melhor aproveitamento dos investimentos federais uma vez que o Fundo Setorial do Audiovisual no Brasil, passou a investir aproximadamente R$ 700 milhões ao ano no desenvolvimento dos diferentes elos da cadeia produtiva da indústria audiovisual, especialmente investimentos em produtoras audiovisuais para criação de novos produtos. Percebe-se também muitas oportunidades em Santa Catarina das leis de incentivo à Cultura (Lei Rouanet e Lei do Audiovisual), onde ao analisar o perfil tributário somente das indústrias catarinenses, os investimentos poderiam ser de aproximadamente R$ 90 milhões ao ano, oriundos de renúncia fiscal. Alinhado a essa demanda, o SESI desenvolveu a plataforma do Fundo Social de forma a reduzir esse “desperdício” histórico de recursos, que poderiam ser revertidos em projetos no estado.


Tecnologias

As principais tendências tecnológicas e de mercado que influenciam a criação de produtos e serviços de mídia e entretenimento são:


Esses conhecimentos e tecnologias-chave, possuem sinergia com o movimento mundial de inovação nos sistemas de produção industriais, a quarta revolução industrial, denominada de Manufatura Avançada ou Indústria 4.0. Desse conjunto de tendências, três dessas são tecnologias habilitadoras da Indústria 4.0:


- Inteligência Artificial (I.A.): o uso de I.A. é uma tendência aplicável em todos os setores da economia catarinense, entretanto no mercado de mídia e entretenimento, a I.A. pode ser utilizada para curadoria de conteúdos, para entender e atender as preferências dos consumidores de conteúdo, usando-se de Machine learning e Data Analytics (Big Data), para a criação automática de playlists entre outras ações sobre conteúdos, além da entrega inteligente de publicidade.


- Internet das Coisas (IoT): a IoT propõe conectar à Internet os dispositivos eletrônicos utilizados no nosso dia-a-dia, permitindo que eles se comuniquem e reagem de forma automatizada, criando incríveis possibilidades completamente novas para a criação de produtos e serviços de mídia e entretenimento com um grau de personalização revolucionário, como por exemplo, os wearables (tecnologias de vestir).


- Realidade Virtual (RV) e Realidade Aumentada (RA): com a realidade virtual é possível ser inserido em mundos artificiais, mover-se nele, e interagir com recursos ou itens retratados pelos dispositivos dessa tecnologia. Com a realidade aumentada a informação sobre o ambiente e seus objetos é sobreposta no mundo real. Em ambas as tecnologias, o intuito é fornecer informações pertinentes e contextualizadas para diversos fins, sejam estes educacionais, profissionais ou de entretenimento.


Planejamento Estratégico


O setor da Indústria Criativa está em forte crescimento no mundo todo e foi apontado como uma oportunidade de desenvolvimento no estado, especialmente nos setores ligados às crescentes indústrias de mídia e entretenimento: audiovisual, games, TV, rádio, eventos de entretenimento, música, mercado editorial e publicidade. Desta forma, a FIESC elaborou a Rota Estratégica da Indústria Criativa cujo lançamento será realizado no dia 14 de Setembro de 2018, às 14hs na FIESC, localizada na Rodovia Admar Gonzaga, 2765 - Itacorubi, Florianópolis/SC. Participe desse lançamento, inscreva-se aqui!


Fundo Social: é uma ação de articulação realizada pela FIESC, por meio do SESI, com o objetivo de promover a cultura do uso dos incentivos fiscais em Santa Catarina.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001