O “pai da Internet” está preocupado com a segurança das informações e das pessoas


Não se surpreenda ao ouvir o criador tentando melhorar sua criatura. Foi isso que o físico britânico Tim Berners-Lee, criador da Internet, apresentou como desafio ao subir no palco da Web Summit, uma das maiores convenções internacionais para falar da "Magna Carta para a Web".


Com o slogan For the Web o objetivo do documento, baseado nos princípios jurídicos básicos do Reino Unido para a Web”, é de chegar a um consenso internacional entre governos, empresas de tecnologia e usuário da internet para criar princípios básicos de uso da web. Berners-Lee que é diretor da World Wide Web Foundation, uma associação internacional que promove a utilização segura da Internet, acredita que com a criação do documento seja possível resolver problemas como fake news, abuso de privacidade e de dados de utilizados na Web e com isso consiga-se manter a Internet livre e aberta. É preciso igualmente examinar questões como o impacto das leis de direitos de autor e questões culturais de cada país. Contudo, acima de tudo, têm de existir princípios transversais a todos os países, para melhor regular e proteger a Internet.


O documento já foi assinado por mais de 50 organizações. E subiram ao palco para defender o contrato social para a Web de Tim Berners-Lee representantes da indústria tecnológica como Michael Geer, responsável da empresa de cibersegurança de Silicon Valley Anchor Free, que comentou a necessidade discutir-se zonas cinzentas da Web como os VPN”. O representante do governo francês que aderiu a Carta afirmou, em nome dos governos europeus, que a tecnologia deve estar a serviço da humanidade e depois da Web atingir maturidade a preocupação atual é com a responsabilidade.


Uma das contribuições recentes de Berners-Lee para a segurança cibernética é o Solid. O Solid é um projeto de código aberto que promete dar ao usuário a palavra final a respeito de como seus dados são armazenados e tratados. A ideia é resolver uma de suas preocupações sobre o futuro da web: a falta de controle sobre nossas próprias informações.


A verdade é que apesar de nossa dependência pela internet não podemos deixar de considerar os riscos que a vida on-line expõe aos indivíduos, a sociedade e aos negócios.

Confira a palestra na íntegra:


Time do Observatório:

Angélia Berndt

Camilie Pacheco Schmoelz

Danielle Biazzi Leal


Fontes:


Jornal Observador – Lisboa: https://observador.pt/2018/11/05/o-pai-da-internet-apresentou-em-lisboa-uma-nova-solucao-para-a-web/


Tecnoblog: https://tecnoblog.net/262096/tim-berners-lee-solid-pod-projeto-controle-dados-web/


Solid Explained: https://solid.inrupt.com/how-it-works


Foto: João Porfírio/Jornal Observador

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001