Novo aumento da confiança do empresário catarinense

Em 23/01/2019 foi divulgado pala Confederação Nacional da Indústria (CNI) os dados do Índice de Confiança do Empresário Industrial para o mês de janeiro. O indicador antecede o desempenho da indústria apontando mudanças de tendências para a produção industrial. Essa variável varia de 0 a 100, quanto mais acima de 50, maior e mais disseminada é a confiança.


Os empresários da indústria catarinense iniciaram o ano mais confiantes. O índice de confiança passou de 67 pontos para 68,5 pontos em janeiro, alta de 1,5 pontos. No Brasil a confiança atingiu 64,7 pontos, registrando aumento de 0,9 ponto na passagem do mês. A manutenção do índice em um patamar elevado mostra que empresários estão confiantes e, assim, mais dispostos a contratar trabalhadores e a investir.


Fonte: Observatório FIESC e CNI


Dos resultados do ICEI em Santa Catarina, este resultado além de ser o maior da série avaliada, é também o quinto crescimento consecutivo do índice, acumulando 14,8 pontos desde setembro de 2018. Este fato sinaliza as mudanças de tendência da produção industrial, conferindo assim maior segurança não apenas para os empresários que pretendem a ampliar a produção, mas também para aqueles que desejam realizar investimentos, estimulando o crescimento da economia catarinense.


No Brasil, o aumento é o quarto consecutivo e o ICEI acumula crescimento de 11,9 pontos nos últimos quatro meses. Este patamar está 5,7 pontos acima do registrado em janeiro de 2018 e 10,4 pontos acima de sua média histórica. De acordo com a CNI é o terceiro mês seguido que o indicador se mantém acima dos 60 pontos.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001