Navio cruzeiro com propulsão a peixes

Mover-se para a sustentabilidade também é um desafio social que implica leis internacionais e nacionais, planejamento urbano e transporte, estilos de vida locais e individuais e consumismo ético. “O termo ‘sustentabilidade’ deve ser visto como o objetivo alvo da humanidade de equilíbrio humano-ecossistêmico (homeostase), enquanto ‘desenvolvimento sustentável’ refere-se à abordagem holística e aos processos temporais que nos levam ao ponto final da sustentabilidade.”


A companhia norueguesa Hurtigruten anunciou que usará restos de pescado para propelir seus navios de cruzeiro, para, com isso, tentar melhorar a imagem de um setor criticado por seus efeitos sobre o meio ambiente.

Os resíduos da produção do setor pesqueiro norueguês serão combinados a outros resíduos orgânicos a fim de criar um biogás liquefeito que substituirá o óleo combustível, afirmou a empresa, que organiza cruzeiros no Ártico e à Antártida.


"O que os outros consideram como problema, nós vemos como um recurso e uma solução", disse o presidente-executivo da Hurtigruten. "Ao usar o biogás para acionar seus navios, a Hurtigruten se converterá na primeira companhia do setor a propelir seus navios com carburantes que não são combustíveis fósseis", ele acrescentou.


A Hurtigruten, que tem uma frota de 17 embarcações, deseja equipar pelo menos seis de seus navios com sistemas de propulsão acionados por biogás, e por motores elétricos associados a motores de GNL (gás natural liquefeito), o mais limpo dos combustíveis fósseis.


A expectativa é que o primeiro desses navios erga a âncora no final de 2019 ou começo de 2020, de acordo com o porta-voz da companhia. A Noruega, cujos ônibus já funcionam com biogás, dispõe de um setor pesqueiro e de um setor florestal muito desenvolvidos, que geram volumes consideráveis de resíduos orgânicos.


Para saber mais sobre a notícia: Empresa norueguesa vai usar restos de peixe para combustível de navios de cruzeiro acesse aqui

Fonte: Folha SP, 2018. Fotos: Shutterstock

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001