Nanotecnologia, a inovação do século XXI


Se você pensou se será possível encolher os sensores de milímetros à escala nanométrica, a resposta é sim! Além da aplicação em microprocessadores, a nanotecnologia, considerada a primeira inovação do século XXI, já está presente em alguns tecidos com características especiais, equipamentos médicos como cateteres, válvulas cardíacas, marca-passos, implantes ortopédicos, produtos para limpar materiais tóxicos, sistemas de filtração do ar e da água, vidros autolimpantes, curativos antimicrobianos, limpadores de piscinas, desinfetantes e muitas outras soluções. Nanossensores mais avançados já usam ferramentas de biologia sintética para modificar organismos unicelulares, como as bactérias.


As tecnologias-chave de destaque tem aplicações que alavancam as cadeias produtivas não somente na indústria, das quais destacam-se: as embalagens ativas, os nanoestruturados, os nanodispositivos, os nanosensores, as nanoargilas, os nanocristais, as nanofibras, os nanoEPI, a nanomedicina, os nanorobôs, os nanoimãs, os nanomedicamentos, a nanocosmética e o nanoalimentos. O desenvolvimento da nanotecnologia é um desses casos que tem seu potencial de contribuição reconhecido, mas que precisa avançar em aspectos sociais, ambientais e legais. O uso dos nanomateriais e os potenciais efeitos disso na economia global reforçam a necessidade de uma regulação a respeito do uso dessa tecnologia.



A Internet de Nano Coisas (Internet of Nano Things - IoNT) é outra perspectiva de uso da nanotecnologia, essa mais a longo prazo. A expectativa é que a IoNT permitirá desde a circulação de nanossensores dentro de corpos vivos até sua mistura direta em materiais de construção. A explosão de itens conectados, especialmente aqueles monitorados e controlados por sistemas de inteligência artificial (I.A.), poderá conferir a coisas comuns novas funcionalidades, como um monitor cardíaco implantado no corpo humano que avise o médico no caso de sinais de risco para o paciente.


Conhecendo o potencial da Nanotecnologia, a CNI e ABDI celebraram um acordo de cooperação que buscou a conjugação de esforços, para a estruturação e execução de ações com vistas à promoção da inovação e do desenvolvimento tecnológico e industrial brasileiro, tendo como foco as áreas de biotecnologia e nanotecnologia. Estão previstos nessa cooperação o intercâmbio de informações, o planejamento, a estruturação e contratação de planos e projetos específicos, de interesse comum, e ainda, da realização de eventos (oficinas e seminários) para nivelamento e disseminação de conhecimento e de tecnologias, com enfoque principal em nano e biotecnologia. Nessa parceria, também está prevista a disponibilização de serviços de apoio técnico especializado, e da proposição de política industrial.


O lançamento do projeto piloto iniciará com a sensibilização de atores chave relacionada às oportunidades em nanotecnologia para as Micro e Pequenas Indústrias, por meio de um seminário e de visitas técnicas. Nesse sentido, a FIESC é parceria neste lançamento e será sede para o evento na FIESC nos dias 04 e 05 de outubro de 2018, inscreva-se aqui, é gratuito. No 1º dia acontecerá o seminário cujo objetivo é apresentar às empresas locais as possibilidades de aplicação da nanotecnologia na melhoria de produto e processos, aumentar a cooperação entre empresas, centros de pesquisa e difundir a nanotecnologia nas indústrias locais. No 2º dia serão realizadas visitas a indústrias catarinenses que utilizam nanotecnologia em seus processos industriais e ao Instituto da Indústria.

No monitoramento tecnológico do Observatório FIESC, as tendências tecnológicas que mais conectam os setores portadores de futuro do Programa de Desenvolvimento Industrial Catarinense (PDIC), juntamente com Nanotecnologia, são também as Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), Robótica & Automação, Biotecnologia, Sustentabilidade e Novos Materiais, que de forma convergente impulsionarão o movimento nacional da Manufatura Avançada, a Indústria 4.0.


Fonte: Observatório FIESC.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001