Movimentação política e incertezas na economia. Veja as matérias do dia 20.07.2017

Esta sexta-feira começou movimentada no cenário político, com acordos do Centrão com Alckmin e declarações de apoio de Ciro à Lula. No campo econômico, destaca-se o indicador de Confiança do Industrial da CNI, que recuperou poucos pontos em relação a maio e ainda mantém nível bem abaixo da média histórica.


No cenário econômico, o indicador de confiança dos empresários da indústria reflete o quadro de incertezas em que o Brasil vive. Após um ciclo de boas perspectivas econômicas, a paralisação do transporte fez com que as trajetórias se revertessem drasticamente. No mês de julho, houve pequena recuperação, mas a confiança ainda está 4 pontos abaixo da média histórica, conforme esta matéria da CNI.


No comércio, lojistas também sentem a pior na economia do mês, segundo esta notícia do DCI. Estas baixas perspectivas são reforçadas pelo mal desempenho do consumo e da ainda baixa condição financeira das famílias. Conforme o Serasa, em matéria do G1, o número de inadimplentes brasileiros bateu recorde e chegou a quase 62 milhões.


Foto: Marcos Santos/USP Imagens

Uma pesquisa do Banco Central sobre o uso de dinheiro vivo, de crédito e débito também renderam matérias na Folha de São Paulo (Dinheiro vivo já não é usado por 4% da população) e no Valor Econômico (Débito desbanca crédito na preferência do brasileiro).



Foto: Marcos Santos/USP Imagens


No quadro internacional, o Estadão destacou matérias relacionadas a OMC (Planos para salvar a OMC) e ao comércio global (Comércio travado, risco global). Já a Revista Exame relatou reunião do G20 em meio à tensões com guerra comercial.


Outro destaque do dia é a movimentação política que vem ganhando força. De um lado, o Centrão fechou acordo com Alckmin, após uma lista de reivindicações, em matéria que pode ser vista neste link. Por outro lado, Ciro fez afirmação de que o Brasil não terá paz com Lula preso, acenando para possíveis acordos com os petistas.



  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001