Matérias mais relevantes do dia 12 de Julho

As notícias econômicas desta quinta-feira foram movimentadas pela divulgação no dia anterior da produção industrial regional do mês de maio, pelo IBGE. Com isso, economistas refizeram suas projeções para a economia brasileira, veja mais abaixo.


Foto: David Alves/ Palácio Piratini

A produção industrial é um importante indicador do nível de oferta dos produtos. O IBGE acaba de divulgar que em maio, 14 das 15 Unidades da Federação que participam da pesquisa tiveram desempenho negativo, conforme divulgação da própria instituição, que pode ser vista neste endereço.


Este desempenho de maio esteve associado a greve dos caminhoneiros, que paralisou os transportes em 10 dias. Relacionado a este tema, o Estadão divulgou matéria na qual informa que o Congresso aprovou a MP do frete, após pressão dos caminhoneiros.


Nesse cenário, o FMI projeta que a economia brasileira expanda 1,8% no PIB, de acordo com esta matéria da Exame, e o Governo Brasileiro prevê queda do PIB no primeiro trimestre de 2018, segundo notícia do Correio Braziliense.


No cenário internacional, a Exame divulgou análise que mostra o que a guerra de Trump pode fazer com o PIB global, que pode ser acessada via este link. Nesta mesma temática, o Estadão divulgou que o Senado americano reduziu poder de Donald Trump para a imposição de tarifas.


Estas foram as principais matérias de hoje, continue acessando o Observatório FIESC para mais informações relevantes a Indústria Catarinense.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001