Inteligência Artificial e o Futuro dos Humanos

A vida digital está aumentando as capacidades humanas. Os sistemas orientados por código já impactam mais da metade dos habitantes do mundo através de informações e conectividade ambientais, oferecendo oportunidades inimagináveis ​​e ameaças sem precedentes. À medida que os algoritmos continuam a se espalhar, em 20 anos, as pessoas estarão em melhor situação do que estão hoje?


Essa foi a questão respondida por cerca de 979 entusiastas da tecnologia, inovadores, desenvolvedores, líderes empresariais e políticos, pesquisadores e ativistas em uma pesquisa realizada pelo Pew Research Center em 2018.


Os especialistas previram que a inteligência artificial em rede amplificará a eficácia humana, mas também ameaçará a autonomia humana. Entre tantas possibilidades do impacto da IA em nossas vidas, os entrevistados enfatizaram que os computadores podem igualar ou até exceder a inteligência humana em tarefas como a tomada de decisões complexas, raciocínio e aprendizado, análises sofisticadas e reconhecimento de padrões, acuidade visual, reconhecimento de fala e tradução de idiomas. Eles disseram que sistemas “inteligentes” nas comunidades, nos veículos, nos prédios e serviços públicos, nas fazendas e nos processos de negócios economizarão tempo e dinheiro, pouparão vidas e oferecerão oportunidades para que os indivíduos desfrutem de um futuro mais personalizado.


No geral, e apesar das desvantagens que eles temem, 63% dos entrevistados nesta pesquisa disseram estar esperançosos de que a maioria dos indivíduos estará em melhor situação em 2030, e 37% disseram que as pessoas não estarão em melhor situação.

No entanto, a maioria dos especialistas expressou preocupações sobre o impacto de longo prazo dessas novas ferramentas nos elementos essenciais do ser humano. Vários líderes que participaram dessa pesquisa disseram que a dependência crescente dos humanos em sistemas tecnológicos só irá bem se for dada muita atenção a como essas ferramentas, plataformas e redes são projetadas, distribuídas e atualizadas.


O relatório completo da pesquisa traz destaques dos principais comentários dos especialistas, dividido em três: 1) preocupações sobre a evolução da IA-​​humana; 2) soluções sugeridas para abordar o impacto da IA; ​​e 3) expectativas de como a vida será em 2030, incluindo perspectivas positivas dos entrevistados sobre a qualidade de vida e o futuro do trabalho, saúde e educação.


Para acessar o documento completo, clique aqui.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001