Indústria registra maior saldo no mercado de trabalho em Setembro


No mês de setembro de 2020 Santa Catarina gerou 24.827 novos postos de trabalho, registrando 99.188 admissões e 74.361 desligamentos. A indústria foi responsável por 13.067 novos empregos, representando 53% do saldo positivo no mês. O desempenho observado no mês de setembro representa o quarto mês consecutivo com saldo positivo para a atividade industrial, desde o mês de junho de 2020.


Apesar de registrar saldo positivo no ano de 2020 de 21.779, a indústria de Santa Catarina ainda não superou as perdas de empregos causadas durante a pandemia. O setor industrial mantém uma trajetória de recuperação no mercado de trabalho, que deverá se manter ainda nos próximos meses. Considerando o saldo de empregos gerados entre janeiro e fevereiro, foram criados 31.150 novos postos de trabalho; enquanto entre março e setembro, o saldo ainda é de -9.371.


Análise setorial

A indústria têxtil, confecção, couro e calçados gerou 4.812 novas vagas em setembro de 2020. Trata-se do melhor desempenho da atividade desde janeiro, quando registrou saldo positivo de 6.697. As medidas políticas de combate à crise econômica ocasionada pela pandemia estão sendo fundamentais para a retomada do setor. Em especial, o aumento de liquidez ocasionado pelo auxílio emergencial vem sustentando uma recuperação mais forte na atividade econômica.

O setor de madeira e móveis registrou saldo de 1.418 novos postos de trabalho. A atividade está se beneficiando pelo aumento do consumo das famílias, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (IBGE). No mês de setembro, o volume de vendas de móveis no varejo registrou crescimento de 45,2% no mês de agosto, quando comparado com o mesmo período do ano anterior. Além disso, há aumento nas exportações de madeira.

O cenário macroeconômico de manutenção das taxas de juros baixas e maior facilitação de acesso a credito para o financiamento da casa própria são um dos fatores que podem manter um crescimento sustentado da indústria da construção. No mês de setembro, esse setor registrou abertura de 932 novos postos de trabalho em Santa Catarina. A atividade também está sendo influenciada pelo aumento das obras públicas ocasionadas durante o período da pandemia e ano eleitoral.


Indústria nacional

A atividade industrial registrou no mês de setembro 156.117 novos postos de trabalho. O estado com maior participação no saldo foi São Paulo, com 32.111 novos postos de trabalho; seguido de Minas Gerais e Alagoas com 19.582 e 13.666, respectivamente. Santa Catarina registrou o quarto maior saldo de empregos no mês de setembro.

Após os meses de abril e maio se caracterizando como os de maiores dificuldades para a indústria, em nível nacional a trajetória de recuperação no mercado de trabalho se mantém. Assim como em Santa Catarina, o resultado do mês se revelou o quarto mês consecutivo de abertura de vagas no setor.

No acumulado do ano, o setor industrial registrou 102.797 novos postos de trabalho em nível nacional. Nessa análise, o estado do Paraná apresenta o maior saldo de empregos com 27.734; seguido de Minas Gerais, com 23.908; e Santa Catarina, com 21.779 novos postos de trabalho.


Evolução do saldo de empregos na economia catarinense


No mês de janeiro de 2020, a economia catarinense registrava um saldo positivo de 80,1 mil novos postos de trabalho no período acumulado dos últimos 12 meses. O impacto da pandemia do novo coronavírus sobre a atividade econômica foi sem precedentes no mercado de trabalho, resultando em forte redução no número de empregados formais. No mês de maio de 2020, o saldo de empregos nos últimos 12 meses retraiu para -37,8 mil postos de trabalho. A atividade industrial foi a mais atingida nos primeiros meses da pandemia, no entanto, atualmente registra maior velocidade na recuperação da atividade econômica e, por consequência, no mercado de trabalho. No saldo acumulado dos últimos 12 meses o setor industrial registra o melhor resultado no mês de setembro com saldo de 2.743; seguido da agropecuária, serviços e comércio com saldos de 900, -1.625 e -3.422, respectivamente.



[BOLETINS] Emprego Industrial - Setembro
.
Download • 208KB

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001