Indústria de plásticos ajuda designers a criar embalagens fáceis de reciclar

O design, muitas vezes, exige considerar as dimensões estéticas, funcionais, econômicas e sociopolíticas do processo de projeto e objeto de design. Pode envolver pesquisas, pensamentos, modelagens, ajustes interativos e redesenhos consideráveis. Enquanto isso, diversos tipos de objetos podem ser projetados, incluindo roupas, interfaces gráficas de usuário, produtos, arranha-céus, identidades corporativas, processos de negócios e até mesmo métodos ou processos de projetos.

O design tem que levar em consideração um ponto importante que é a sustentabilidade. Em uma iniciativa para lidar com o lixo plástico, a RECycling Of Used Plastics Limited (RECOUP) e a British Plastics Federation (BPF), instituições inglesas, lançaram novas diretrizes para ajudar os projetistas de embalagens a criar embalagens plásticas fáceis de reciclar.


Lançado pelo CEO da RECOUP no Seminário de Embalagem anual da BPF, em Londres, o guia delineia que a combinação de fechamentos, selos, etiquetas e materiais garante que as usinas de reciclagem possam separar e reciclar facilmente os plásticos.

Grandes marcas estão sendo encorajadas a usar as orientações para garantir que seus produtos de embalagem possam ser facilmente processados no final de suas vidas para evitar a deposição em aterros sanitários e, em vez disso, sejam reciclados em novos produtos em um movimento importante para o desenvolvimento de uma economia circular. Nessa iniciativa ambiental, a indústria de plásticos está fornecendo o recurso para as principais escolas de design de produtos em todo o país, distribuindo-as dentro da indústria de fabricação de plásticos e oferecendo-as gratuitamente nos sites BPF e RECOUP.


O diretor geral da BPF, disse: “Estamos muito felizes em colaborar com a RECOUP neste projeto e esperamos que essa etapa ajude a reunir as partes interessadas envolvidas na produção de embalagens plásticas, para que possamos reunir nosso conhecimento e expertise para ajudar a deixar o meio ambiente em melhor estado para as gerações futuras. "


O CEO da RECOUP declarou no Seminário de Embalagens BPF em Londres: “como o interesse em projetar embalagens para reciclagem tem crescido nos últimos 12 meses, foi reconhecido que precisamos de orientação resumida e é isso que fizemos. Esperamos que isso ajude as pessoas em sua jornada para o desenvolvimento de embalagens mais recicláveis. ”


Com base no aconselhamento especializado do setor, o documento fornece dicas simples, incluindo evitar o uso de cores fortes, garantir que os dispositivos de fechamento sejam facilmente separáveis e que, quando possível, os produtos de embalagem sejam compostos por um único material. Informações detalhadas também são oferecidas sobre o que fazer ao usar vários tipos de plásticos, incluindo quais tipos de plásticos podem ser combinados e quais combinações devem ser evitadas.


Para saber mais sobre a notícia: Indústria de plásticos ajuda designers a criar embalagens fáceis de reciclar acesse aqui:

Fonte: Plastikmedia, 2018. Fotos: Shutterstock

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001