Importações seguem aceleradas, mas vendas desaquecem

As exportações de Santa Catarina, em março de 2019, somaram US$ 726,8 milhões, e as importações US$ 1.261,4 milhões. Na comparação com o mês anterior, houve avanço de 12,77% nas exportações e queda de 4,95% nas importações, já no confronto com o mesmo mês do ano anterior, as variações foram de -6,12% e de 2,22%, respectivamente. Esse resultado representa um recuo de -2,1% nas vendas e de 10,7% nas compras do ano.


As exportações e as importações apresentaram desempenhos díspares no mês de março. Enquanto que as vendas catarinenses seguem a trajetória nacional de redução do seu montante, com queda no ano de 2,15%, as compras continuam no movimento de recuperação, avançam 10,7% e alcançam o maior valor de compras desde 2015.


O desempenho das exportações de março quebra uma sequência de crescimento para o mês desde 2016 e se situa em nível inferior ao de 2012, inclusive. Além disso, a queda de 6,1% se aproxima da retração apresentada no ano de 2016, onde houve variação de -6,4%.



Além da queda no volume total, destaca-se que as vendas catarinenses no mês de março mostraram maior concentração em produtos relacionados ao agronegócio, tal como a soja (+62,2%) e as carnes de aves (+9,3%) e suína (+11,9%), enquanto que os produtos categorizados como bens de capital apresentaram queda de mais de 8%. Neste movimento, os produtos industriais de grande relevância na pauta exportadora do estado, como partes de motor e equipamentos elétricos também apresentaram redução das vendas na grandeza de 14,2% e 4,2%, respectivamente.



Por outro lado, as importações seguem apresentando crescimento, com avanço de 10,7% no ano. O principal destaque no mês é a evolução de mais de 300% na compra de veículos, vindos principalmente da Argentina e México.



Dentre as cinco Unidades da Federação que mais compram produtos do exterior, o desempenho catarinense é o de maior destaque, seguido do Paraná, que evoluiu 8% no ano. A economia paulista, por outro lado, teve redução de 2,9% no ano.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001