Flutuações do dólar em períodos de eleições


Por lidar com as expectativas econômicas de médio prazo, as condições políticas estão entre os principais fatores que influenciam a variação do câmbio. Em agosto deste ano, influenciados especialmente pelas movimentações políticas, o valor do dólar comercial de venda saltou de R$ 3,71 - no dia 07 - para valores acima de R$ 4,11.


Ainda que existam outros fatores que motivam a alta no câmbio, tais como o posicionamento do Banco Central e o movimento global para os mercados emergentes, esta alta variação no valor da nossa moeda em relação ao dólar é reflexo do tamanho da incerteza quanto aos rumos políticos do Brasil para os próximos anos.


Este mesmo movimento também ocorreu nas eleições presidenciais de 2002, onde havia grande incerteza quanto a vitória e governança do então candidato Lula. Já nos anos de 2006, 2010 e 2014, as variações não foram tão intensas quanto as de agora.


Flutuações no dólar em período de eleição. Fonte: Obsertarório FIESC, BACEN e MDIC.

Do ponto de vista da atividade econômica, a alta do dólar influencia positivamente a produção industrial na medida em que torna nossos produtos mais baratos internacionalmente e estimula a sua compra. Esta relação aparece especialmente para o Brasil em 2002 e também para o ano atual. Já para o caso de Santa Catarina, a influência do câmbio nas exportações aparenta ser mais determinante para este ano, o que pode ser resultado das negociações com novos mercados para as carnes de aves e suína.


Cabe destacar que a alta no câmbio também pressiona por aumento dos preços de produtos que se originam do exterior, tal como os combustíveis e demais insumos, o que prejudica o consumidor. Ainda que não exista um valor que agrade a todos os lados, o ideal é que exista maior estabilidade no valor cambial, de modo que tanto os produtores como os consumidores tenham previsibilidade nas relações comerciais internacionais

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001