Expectativas dos empresários para 2019 são otimistas


A Sondagem Industrial de janeiro mostra queda do volume de produção e do número de empregados. Mesmo diante desse cenário, as perspectivas dos empresários para os próximos seis meses são otimistas. Há expectativa de aumento da demanda e quantidade exportada, além do aumento de compras de matérias primas e do número de empregados. A intenção de investir também está em alta.



A intenção de investir do empresário catarinense se manteve estável na comparação com janeiro, registrando 68,6 pontos. Esse é o sétimo aumento consecutivo do indicador, que estava em trajetória de queda desde abril de 2018. Na comparação com o mesmo mês de 2018, o crescimento foi de 4,2 pontos. No Brasil, a intenção de investir registra aumento de 0,4 ponto atingindo o patamar de 56,6 pontos.


Utilização da Capacidade Instalada – UCI (Efetiva em relação ao usual)


O índice de utilização da capacidade instalada efetiva em relação ao usual de janeiro aumentou 3,3 pontos em relação ao mês de dezembro, atingindo 49,1 pontos. O índice se aproxima da linha divisória dos 50 pontos, o que significa que atividade industrial do mês de janeiro de 2019 está abaixo do considerado usual pela indústria. No Brasil, a UCI atingiu 43,0 pontos em janeiro, um aumento de 1,3 pontos em relação a dezembro. De acordo com a CNI, ao permanecer abaixo dos 50 pontos, registra que a atividade industrial segue abaixo do usual para o mês.


Nível de Estoques


O índice de evolução do nível de estoques registrou 54 pontos em janeiro, mostrando leve aumento de 2,1 pontos em relação a dezembro, indicando que os estoques estão se aproximando do nível usual. Índices acima de 50 pontos indicam crescimento dos níveis de estoques acima do planejado. No Brasil, o indicador ficou em 48,9 pontos, indicando nível de estoques abaixo do planejado.



Expectativas da Indústria em Fevereiro de 2019


As perspectivas dos empresários catarinenses para os próximos 6 meses estão em alta e acima da linha divisória dos 50 pontos, indicando o otimismo dos empresários para 2019. O crescimento mais expressivo foi observado na perspectiva da compra de matéria primas, que avançou 2,4 pontos e registrou 63,5 pontos em janeiro.


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001