Expectativas da indústria crescem com aumento dos níveis de confiança

O índice de confiança do empresário catarinense atingiu 60,3 pontos, sinalizando otimismo dos industriais, aproximando-se dos níveis registrados antes da pandemia da Covid-19. A tendência de aumento também é observada em âmbito nacional, que apresentou retomada da confiança, que não acontecia desde março deste ano. Os resultados de Santa Catarina têm relação com o aumento da atividade econômica e a readequação dos processos produtivos para uma retomada mais assertiva, já resultando em geração de emprego em alguns setores industriais e melhora na produção industrial.


Índice de confiança geral

Acompanhando a evolução do ICEI geral, a indústria catarinense segue apresentando melhora em suas expectativas atingindo 60,3 pontos no mês, aproximando-se do nível apresentado em março, antes dos impactos econômicos mais severos da pandemia do novo coronavírus atingirem os segmentos da indústria no estado, quando havia registrado 63,2 pontos. O índice acima de 50 pontos indica confiança, e pode sinalizar uma possível retomada da indústria nos meses subsequentes, à medida que a economia nacional retome às atividades de maneira gradual.


O resultado apurado pela CNI em âmbito nacional seguiu trajetória ascendente, ultrapassando o patamar de 50 pontos pela primeira vez desde março – atingindo 57 pontos, apenas 2,4 pontos abaixo do resultado do mês no ano passado. A retomada gradual das atividades seguindo protocolos de segurança possibilita melhora nos níveis de atividade econômica e contribui para a melhora das expectativas de forma geral.


Indústria da Transformação

Com a melhora da atividade econômica desde o mês de abril no setor da indústria da transformação, a confiança dos empresários catarinenses chegou a 61,6 pontos, uma revisão de expectativas mais otimista após quedas consecutivas nos níveis de emprego e produção dos últimos meses. O cenário de revisão das expectativas por parte dos industriais se mantém.


Segundo o último levantamento, para os empresários do setor, as condições das empresas têm apresentado melhora, ainda que a economia não esteja completamente recuperada, o que impacta em maior positividade das expectativas para os próximos meses, ainda que conservando cautela.


Indústria da Construção

Já o índice de confiança da construção civil permaneceu abaixo dos 50 pontos, indicando pessimismo no momento, apesar da melhora de 8,7 pontos em relação ao mês anterior. Entretanto, o resultado deverá se reverter com o passar dos meses, dado o contexto macroeconômico favorável ao setor, com redução das taxas de juros, possibilitando acesso à crédito para a realização de novos investimentos e maior flexibilização para o financiamento por parte da demanda.


Os empresários da construção civil mantêm o cenário de revisão das expectativas desde o mês de abril. A retomada da confiança é um importante passo para a consolidação da retomada da atividade industrial.


O relatório pode ser baixado na íntegra no formato PDF através do link a seguir:

ICEI - Agosto 2020
.pdf
Download PDF • 168KB

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001