Estoques preocupam, mas intenção de investir volta a crescer

Os resultados da Sondagem Industrial de Santa Catarina de julho mostram que houve aumento no nível de produção e do número de empregados. A utilização da capacidade instalada também cresceu, aproximando-se do nível usual. Já o nível de estoques está acima do nível planejado. No Brasil, a produção industrial registrou forte alta, houve aumento da utilização da capacidade instalada em relação ao usual e os estoques indesejados continuam em alta.


Para os próximos 6 meses, as expectativas dos empresários catarinenses permanecem otimistas, apesar de apresentarem comportamento diverso. A demanda por produtos e a quantidade exportada registraram queda na passagem de julho para agosto, enquanto a perspectiva quanto ao número de empregados, demanda por matérias-primas e intenção de investir cresceram. No Brasil, as expectativas para os próximos meses melhoraram.




Aumento no nível de produção


O índice de evolução da produção da indústria de Santa Catarina fechou o mês de julho em 53,3 pontos, um expressivo crescimento de 16,6 pontos em relação a junho. Com o aumento, o indicador se afasta da linha divisória dos 50 pontos, indicando aumento da produção em relação ao mês anterior.




No Brasil, o índice de evolução da produção registrou alta de 9,6 na passagem de junho para julho, registrando 53 pontos e superando a linha divisória dos 50 pontos. De acordo com a CNI, o índice não só registrou seu maior valor desde outubro do ano passado, como também o maior valor para o mês desde o início da série histórica mensal, em 2010.


Nível de estoques está acima do planejado


O índice de evolução do nível de estoques ficou em 56,6 pontos em julho, o que representa um aumento de 4 pontos em relação ao mês anterior, que registrou 52,6 pontos. O nível de estoque efetivo em relação ao planejado avançou 2,3 pontos, registrando 59,3 pontos no mês. Com esse aumento, o nível de estoques se mantém acima do planejado.




No Brasil, o índice de evolução dos estoques ficou em 51,5 pontos, mostrando novo aumento. Este crescimento está sendo acompanhado pelo aumento do índice de nível de estoques efetivo-planejado, que atingiu 52,8 pontos em julho.


Expectativas permanecem otimistas


As perspectivas dos empresários catarinenses para os próximos 6 meses permanecem otimistas, mas apresentaram comportamento diverso na passagem de julho para agosto. As expectativas do número de empregados (+0,5), demanda por matéria-prima (+0,5) cresceram, enquanto a demanda por produtos (-1,2) e quantidade exportada (-1,7) recuaram. No Brasil, com exceção das expectativas das exportações, os demais índices apresentaram variações positivas em agosto.



A intenção de investimento cresceu após três quedas consecutivas, registrando 61,8 pontos em agosto. No Brasil, o índice de intenção de investimento aumentou 1,7 ponto na comparação com julho. O indicador está 3,1 pontos acima do registrado em agosto de 2010 e 4,9 pontos superior à sua média histórica.







  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001