Empresários do setor da construção civil retomam confiança

A confiança do empresário catarinense parece indicar que o período de impactos econômicos mais severos da crise causada pelo novo coronavírus no estado foi superado. O indicador que mede a confiança atingiu 64,8 pontos no último mês, com o resultado da construção civil sinalizando confiança do empresário pela primeira vez desde março deste ano. A tendência de melhora também é observada em âmbito nacional, com aumento gradual do indicador acontecendo desde abril, mês de pior desempenho do setor produtivo até o momento.


Índice de confiança geral

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) geral registrou sua quinta melhora consecutiva em setembro para os resultados estadual e nacional. Santa Catarina já atingiu 64,8 pontos, patamar próximo ao registrado nos meses de janeiro e fevereiro, antes dos impactos econômicos da pandemia do Covid-19 atingirem o estado, afetando a confiança do empresariado catarinense. O resultado é o terceiro melhor resultado do ano. Cabe ressaltar que desde julho, o índice de confiança já demonstra retomada da confiança, tendo ultrapassado os 50 pontos, e desde então a mesma consolida-se gradualmente.


No Brasil, a retomada da confiança só passou a refletir no ICEI geral em agosto, refletindo a diferença entre a percepção dos empresários em cada estado. No entanto, a trajetória do indicador também teve sua quinta melhora consecutiva e atingiu 61,6 pontos em setembro.

Uma vez que os níveis de intenção de investimento e perspectivas para a indústria continuem subindo, a tendência é de manutenção da confiança até o fim de 2020. Esse cenário constrói um ambiente propício para crescimento forte da economia no segundo semestre, amenizando os reflexos econômicos da pandemia.


Indústria da Transformação

A confiança empresarial no setor da indústria da transformação atingiu 66,7 pontos no mês, reflexo de uma retomada assertiva do setor produtivo após período de readequação nos processos produtivos.


A pesquisa feita com os empresários apontou que a melhora das percepções acerca das condições da economia do estado tem contribuído para o aumento nos níveis de expectativa, de maneira semelhante entre empresas de pequeno, médio e grande porte.


Indústria da Construção

O ICEI da construção civil, por sua vez, sinalizou confiança pela primeira vez desde o início da pandemia. O indicador totalizou 51,8 pontos, pouco acima do nível que sinaliza confiança. Sua evolução no decorrer do ano reflete as dificuldades do setor, cujos níveis de emprego e produção foram duramente afetados no período da pandemia, oscilando entre abril e junho, antes de iniciar trajetória ascendente que se estende até o mês atual, onde o cenário macroeconômico é mais favorável, com juros mais baixos e crédito facilitado. Assim como no setor da transformação, as condições atuais positivas contribuem com o otimismo mais difundido.


O relatório pode ser baixado na íntegra no formato PDF através do link a seguir:

ICEI - Setembro 2020
.pdf
Download PDF • 195KB

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001