Economia brasileira cresce 0,4% no segundo trimestre

Os dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostram que o Produto Interno Bruto cresceu 0,4% no segundo trimestre de 2019 quando comparado ao primeiro trimestre de 2019, na série com ajuste sazonal. A Indústria (0,7%) e os Serviços (0,3%) cresceram, enquanto a Agropecuária caiu 0,4%. Na comparação com igual período de 2018, o PIB cresceu 1%.


Este desempenho da economia nacional surpreende positivamente, uma vez que as expectativas de mercado eram de crescimento de 0,2%.




O PIB acumulado nos doze últimos meses cresceu 1% em relação aos quatro trimestres anteriores. Este é o segundo menor valor desde que o PIB iniciou sua trajetória de recuperação no final de 2017.



Decomposição do PIB trimestral (2013 – 2019)


Na composição industrial, o desempenho positivo foi influenciado pelas indústrias de transformação (2%) e construção (1,9%). Além do crescimento da indústria, a alta de 0,4% do PIB no segundo trimestre deste ano também foi estimulada pelo desempenho dos serviços (0,3%).



Já o desempenho do PIB acumulado nos quatro trimestres terminados em julho de 2019 foi influenciado pelo desempenho dos setores de Agropecuária, que cresceu 1,1%, e do setor de Serviços (1,2%). Neste comparativo, o desempenho da indústria foi de -0,1%.



Na comparação com o mesmo trimestre do ano passado, o PIB também cresceu 1%, o que mostra uma retomada em relação ao trimestre anterior (0,5%). Neste comparativo, todos os setores tiveram variação positiva, tendo os Serviços o melhor desempenho (1,2%), Agropecuária (0,4%) e Indústria (0,3%) aparecem na sequência.



Atividade econômica do Brasil e Santa Catarina


Além de superar as expectativas de mercado, de 0,2%, a variação do PIB trimestral também fica acima do nível de atividade econômica calculado pelo Banco Central, que indicava queda de 0,13% em relação ao trimestre anterior.


No ano, o indicador atividade econômica indica crescimento de 0,62% para o Brasil, enquanto a economia de Santa Catarina possui crescimento de 2,73%.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001