Dados consolidados mostram crescimento dos empregos industriais catarinenses

Atualizado: 5 de Out de 2018

Nesta sexta-feira (28), o Ministério do Trabalho divulgou os dados consolidados dos trabalhadores formais com vínculo ativo em 31 de dezembro de 2017. Após dois anos de queda no número total de vagas de trabalho, o Brasil apresentou um crescimento de 0,5% em relação a 2016, totalizando 46,3 milhões de trabalhadores formais.


Deste total, 20% pertencem a Indústria nacional, participação que vem se reduzindo e se intensificou no último ano em função da queda de trabalhadores totais na indústria, de -2,1%.


Por outro lado, Santa Catarina apresentou o quarto maior crescimento de empregos industriais no Brasil, na ordem de 1,8%, atrás apenas dos estados de Roraima (10,1%), Acre (8,7%) e Mato Grosso (6,2%). Com isso, Santa Catarina segue sendo a quinta maior indústria entre as Unidades da Federação, com 747,9 mil trabalhadores, o que representa 8% do total de empregos da indústria brasileira.


Entre os grandes setores, somente a Agropecuária continuou apresentando redução no total de empregados em 2017. Indústria e Serviços lideraram o crescimento, com 1,8% e 1,9%, respectivamente.


Crescimento anual do número de trabalhadores catarinenses por Setor

Do total de trabalhadores formais catarinenses, cerca de 34% estão na indústria. Esta participação é a maior entre todas os estados brasileiros. Entre os setores industriais catarinenses, as atividades de produção alimentícia (15,4%), vestuário (14,1%) e têxtil (7,7%) seguem com as maiores representações.


Composição dos empregos industriais catarinenses por setor em 2017

Destaca-se também que das atividades com grande representação, as maiores taxas de crescimento entre os anos de 2017 e 2016 estão nos setores de Veículos (9,1%), Alimentos (8,1%), Bebidas (7,8%), Obras de Infraestrutura (7,2%), Metalurgia (7,2%) e Máquinas e Aparelhos Elétricos (6,8%).


Mais detalhes e análises dos dados da RAIS podem ser analisados no painel de Empregos e Estabelecimentos do Portal Setorial, que pode ser acessado neste link.


Fonte: Ministério do Trabalho - RAIS e Observatório FIESC.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001