Conheça as 10 habilidades que serão mais solicitadas pelo mercado em 2019

Você está começando o ano com o objetivo de melhorar as habilidades que precisará desempenhar em 2019?


De acordo com a pesquisa realizada pelo LinkedIn, com base nos resultados do relatório Future of Jobs do Fórum Econômico Mundial, os empregadores em 2019 estarão buscando no mercado profissionais que digam sim para essa pergunta. Trabalhadores que manifestarem o desejo de aprimorar suas habilidades, tanto técnicas como comportamentais, serão os mais requisitados pelas empresas neste ano, principalmente no que diz respeito as competências relacionadas a criatividade.


As habilidades humanas como originalidade, iniciativa e pensamento crítico tendem a aumentar seu valor à medida que as tecnologias evoluírem. De acordo com Paul Petrine editor do LinkedIn, o fortalecimento das habilidades são os melhores investimentos que podemos fazer para aprimorar nossa carreira e nunca sairá de moda, especialmente no cenário atual em que contaremos com a Inteligência Artificial (IA). Esse incremento de IA no mercado faz com que as habilidades sociais sejam cada vez mais importantes, pois habilidades como Liderança, Comunicação, Colaboração e Habilidades específica de cada função não podem ser automatizadas por um robô.


Para Desenvolvedores de talentos, Gestores de Pessoas e Executivos a Liderança é a competência mais exigida no contexto da indústria 4.0, vindo a seguir a comunicação (Fig. 1).


Fonte: LinkedIn, 2019.

Segundo a pesquisa as habilidades soft serão mais exigidas dos trabalhadores em 2019: Criatividade, Persuasão, Colaboração, Adaptabilidade e Gerenciamento de tempo.


No que tange as habilidades técnicas, a Computação em Nuvem recebeu destaque em demandas para os engenheiros, à medida que mais serviços e dados migrarem para a nuvem. A Inteligência Artificial vem na sequência, seguida pelo Raciocínio Analítico, já que as empresas precisam tomar decisões com base na grande quantidade de dados que agora está disponível. Vindo na sequência a Gestão de Pessoas e o Design da Experiência do Usuário, com o desafio de tornar essas novas tecnologias acessíveis e fáceis para os usuários.


Outro resultado identificado foi a crescente instabilidade de habilidades provocadas pela constante mudança tecnológica dentro das organizações empresariais. Estima-se que mais da metade de todos os trabalhadores necessitarão de significativas renovações de competências e treinamentos nos próximos anos. Nesta perspectiva, possuir um perfil flexível às mudanças e inovar torna-se cada vez mais, essencial para a permanência no mercado de trabalho.


Time Observatório.


Fonte: <https://es.weforum.org/agenda/2019/01/estas-son-las-10-habilidades-mas-demandadas-de-2019-segun-linkedin>

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001