Confiança do industrial catarinense cai pela segunda vez consecutiva

O índice de confiança dos empresários da indústria catarinense caiu pela terceira vez consecutiva, passando de 60,4 em setembro para 58,4 no mês, representando um recuo de 1,5 pontos. Esse resultado é reflexo da piora em relação as expectativas futuras. No Brasil, o ICEI ficou em 59,3 pontos, queda de 0,1 ponto em relação a setembro.



Dos componentes do ICEI de Santa Catarina, o indicador de condições atuais se manteve inalterado em 54,2 pontos. O indicador de expectativas recuou 2,1 pontos, passando de 63,4 pontos para 61,3 pontos no mês, influenciado pela piora generalizada em relação às perspectivas da economia brasileira, da economia catarinense e da própria empresa.




No Brasil, o indicador registrou 59,3 pontos no mês, 0,1 ponto menor que o índice de setembro. Esse resultado mostra que a confiança do empresário industrial segue elevada. O ICEI encontra-se 4,7 pontos acima de sua média histórica e é 5,6 pontos maior que o registrado em outubro de 2018.

INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO


A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 58,9 pontos em outubro, uma queda de 1,6 ponto na comparação com o mês anterior. Esse resultado foi influenciado principalmente pela piora das expectativas futuras, que caiu 2,3 pontos no mês. A percepção das condições da economia se manteve estável em 54,2 em setembro.


No Brasil, a confiança do empresário da indústria de transformação também caiu 0,1 ponto, registrando 59,5 pontos. No comparativo com outubro de 2018, o indicador cresceu 5,5 pontos.


CONSTRUÇÃO CIVIL

O ICEI da Construção recuou 0,9 ponto em outubro. Esse resultado foi influenciado principalmente pela melhora da percepção das condições atuais, que passou de 53,7 para 54,6 pontos no mês. De maneira oposta, indicador de expectativas recuou 1,6 pontos, passando de 63,7 para 62,1 pontos no mês, resultado da piora das perspectivas em relação à economia brasileira, catarinense e da própria empresa.


No Brasil, a confiança do empresário da Construção registrou 58,8 pontos no mês, uma queda de 0,4 ponto em relação a setembro. Na comparação com outubro de 2018, o indicador cresceu 6,7 pontos.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001