Confiança do empresário se recupera em agosto e expectativas se mantém otimistas

Os empresários das pequenas, médias e grandes empresas de Santa Catarina estão mais confiantes neste mês em relação ao mês anterior. Com o indicador situando-se acima da linha dos 50 pontos, a percepção das condições atuais e as expectativas futuras influenciaram positivamente o avanço do indicador, indicando a retomada da confiança na economia.


O ICEI de Santa Catarina registrou 53,8 pontos em agosto (5,1 pontos acima do valor observado em julho). Esse expressivo crescimento está associado à percepção os empresários quanto às condições da economia brasileira, da economia catarinense e das próprias empresas em relação ao seu desempenho. As expectativas também tiveram forte influência, principalmente pelas empresas de grande porte. Para o Brasil, o ICEI registrou 53,3 pontos, 3,1 acima do observado em julho deste ano.


O expressivo crescimento do ICEI foi influenciado pela percepção dos empresários das condições atuais, que registraram leve aumento na comparação com julho deste ano, mas que permanecem abaixo da linha dos 50 pontos. A exceção é registrada pela percepção das condições atuais em relação ao desempenho da própria empresa. As expectativas para os próximos meses também influenciaram fortemente a confiança do empresário industrial, com todos os indicadores situando-se acima da linha dos 50 pontos.


Confira a publicação completa e análise de outros indicadores no Portal Setorial da FIESC.



  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001