Confiança do empresário industrial de SC melhora em junho

O índice de confiança dos empresários da indústria catarinense passou de 57,1 para 58,6 pontos em junho, uma alta de 1,5 pontos. No Brasil, o ICEI ficou em 56,9 pontos, 0,4 ponto acima do registrado em maio. A alta da confiança do empresário industrial catarinense foi influenciada pelas expectativas dos empresários, que cresceram na passagem de maio para junho.





Dos componentes do ICEI, houve queda de 2,1 pontos do indicador de condições atuais, influenciada pela percepção dos empresários em relação à economia brasileira, que caiu 2,7 pontos e agora está abaixo da linha divisória dos 50 pontos. Apesar desse cenário, as expectativas estão em alta. O indicador avançou 2,7 pontos, registrando 62,7 pontos no mês. Esse crescimento foi influenciado pelas expectativas positivas quanto à situação das próprias empresas, que cresceu 2,7 pontos e registrou 63,8 pontos em junho.




No Brasil, o resultado de 56,9 pontos em junho interrompe a trajetória de queda que durou quatro meses. O índice encontra-se 2,4 pontos acima da média histórica e 7,3 pontos acima do registrado em junho de 2018, quando a confiança foi afetada pela paralisação dos caminhoneiros, conforme divulgado pela CNI.


Indústria de Transformação


A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 59,1 pontos em

junho, alta de 1,7 pontos na comparação com o mês anterior influenciada pela

melhora das expectativas. Dos componentes do indicador, houve piora da percepção

das condições atuais, que passou de 52,8 para 50,4 pontos. As expectativas futuras

passaram de 59,7 para 63,3 pontos em junho, uma alta de 3,6 pontos. No Brasil, a

confiança do empresário da indústria de transformação registrou 57,1 pontos no mês,

um leve aumento de 0,5 ponto em relação a maio.


Construção Civil

O ICEI da Construção cresceu 1,3 pontos em junho, se mantendo acima da linha divisória dos 50 pontos. Esse resultado foi influenciado principalmente pela melhora generalizada das expectativas futuras, que passaram de 56,7 pontos em maio para 59,3 pontos em junho. O indicador de condições registrou queda de 1,2 pontos, passando de 51,2 pontos para 50,2 em junho. No Brasil, a confiança do empresário da Construção registrou 57 pontos no mês, um leve aumento de 1,2 ponto em relação a maio.


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001