Confiança do empresário industrial de Santa Catarina é a maior da série histórica mensal

O índice de confiança dos empresários da indústria de Santa Catarina registrou expressiva alta de 12,1 pontos entre outubro e novembro, passando a registrar 66,6 pontos. Esse resultado é o maior da série histórica mensal, iniciada em 2010. A expressiva alta do ICEI no mês foi impulsionada especialmente pelo indicador de expectativas do empresário.


Dos componentes do ICEI, os empresários catarinenses percebem que há uma melhora no indicador de condições atuais, cujo indicador foi de 56,1 pontos, registrando alta de 7,5 pontos em relação a outubro. O índice de expectativas aumentou 14,2 pontos, demonstrando o otimismo dos empresários para os próximos meses.


Os resultados da Sondagem Industrial, que serão divulgados na próxima segunda-feira (26/11), indicam que a melhora das perspectivas futuras está associada ao novo cenário político. Os empresários catarinenses destacaram que estão mais confiantes com a equipe que irá assumir o governo e com a melhora no ambiente econômico.



No Brasil, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria, o ICEI alcançou 63,2 pontos em novembro de 2018, o maior valor para o índice desde setembro de 2010, quando registrou 63,3 pontos. O ICEI encontra-se 6,7 pontos acima do registrado em novembro do ano passado e 9,0 pontos acima de sua média histórica. O aumento da confiança entre outubro e novembro é de 9,5 pontos, o maior crescimento entre dois meses consecutivos desde o início da série mensal, em 2010.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001