Confiança do empresário industrial catarinense fica estável em setembro

A confiança dos empresários das pequenas, médias e grandes empresas de Santa Catarina se manteve estável em setembro. Com o indicador situando-se acima da linha dos 50 pontos, as expectativas futuras estão otimistas, mas a percepção dos empresários quanto às condições atuais não seguem a mesma trajetória.


O ICEI de Santa Catarina registrou 53,7 pontos em setembro, permanecendo praticamente estável na comparação com o mês anterior, de 53,8 pontos. Para o Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos, 0,5 abaixo do observado em agosto deste ano. De acordo com a CNI, o resultado negativo é o primeiro registrado na comparação mensal desde a forte queda de junho (-5,9 pontos, por conta da paralisação dos serviços de transporte rodoviário).


A confiança dos empresários catarinenses é maior nas empresas de grande porte, com o índice de 54,9 pontos, apesar da queda de 1,2 pontos registrada na comparação com agosto. Entre as empresas de pequeno porte, houve crescimento de 1 ponto, tendo o índice passado de 52,1 pontos para 53,1. Já nas empresas de médio porte, o crescimento do indicador foi de 1,3 pontos, registrando 52,6 pontos no mês.


Dos componentes do ICEI, os empresários catarinenses percebem que há uma piora nas condições atuais, cujo indicador foi de 47,7 pontos, abaixo da linha divisória dos 50 pontos. A exceção está na percepção dos empresários quanto as condições da própria empresa, com o índice levemente acima dos 50 pontos (50,8). Já as expectativas são positivas, com índice de 56,8 pontos.

No Brasil, o ICEI registrou 52,8 pontos em setembro, recuo de 0,5 pontos na comparação com agosto. A CNI aponta que, apesar do recuo, a recuperação acumulada em julho e agosto (+3,7 pontos) não foi suficiente para recuperar a queda de junho. O ICEI encontra-se 1,3 ponto abaixo de sua média histórica, e 2,9 pontos abaixo do registrado no mesmo mês de 2017.



Acompanhe diariamente os principais indicadores do Brasil e de Santa Catarina pelo Portal Setorial da FIESC.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001