Composição dos Investimentos em Santa Catarina

Os investimentos privados são uma importante força motriz para o desenvolvimento econômico sustentável dos estados, pois além de inserir capital adicional no mercado local, geram empregos, acesso a novas tecnologias, conhecimentos e impactam positivamente na produtividade das empresas locais, particularmente nas indústrias fornecedoras. Nos últimos 14 anos – período monitorado pela Rede Nacional de Investimentos (RENAI) -, foram anunciados mais de 320 projetos de investimentos no estado de Santa Catarina, que representam um valor próximo a 24 bilhões de dólares.


Os valores anunciados dividem-se em projetos de implementação de novas empresas e expansão ou modernização das empresas já instaladas em Santa Catarina. Como pode ser observado no Gráfico 1¹, as expansões das empresas catarinenses representam a maior parte dos projetos anunciados. Os projetos de implantação de novas empresas, por sua vez, são mais representativos no que se refere aos valores dos investimentos (Gráfico 2).


Número de anúncios de projetos de investimentos em Santa Catarina (2004-2017)

Valor dos anúncios de projetos de investimentos em Santa Catarina (2004-2017)

Os anúncios demonstram a confiança dos empreendedores locais na expansão de seus negócios e reforça o status de Santa Catarina como um ambiente propício para investimentos, seja na visão dos empresários catarinenses ou de novos investidores.


Os projetos de modernização, embora ainda sejam minoria dentre os anunciados, também sinalizam algo positivo: as empresas catarinenses estão preocupadas com a melhoria dos seus processos, acompanhando as tendências da Indústria 4.0.


¹ Fonte: Relatório de Anúncios de Investimentos 2004-2017 do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001