As notícias de economia e política de hoje entraram no clima desta sexta-feira 13 e registraram vários aspectos ainda ruins do cenário econômico e político brasileiro. Veja abaixo as principais matérias destacas pela equipe do Observatório da FIESC.

No ambiente econômico, a indústria de calçados é um dos setores que vive uma de suas piores crises, como registra o Correio Braziliense nesta matéria. Os resultados das Pesquisas do Comércio e dos Serviços, do IBGE, também registraram quedas no desempenho dos setores em maio, o que se deve ainda pelo reflexo da greve dos caminhoneiros. Os efeitos da greve são o foco desta publicação do Valor Econômico e os resultados do varejo são destacados nas estimativas da CNC, que podem ser vistas neste link.
Ainda em relação a economia nacional, um estudo da CNI aponta um aumento de 2,4% dos custos industriais no primeiro trimestre deste ano. A ampliação do calado de Santos, com perspectiva de aumento de 10% na oferta e o impacto nas empresas da proteção dos dados também se destacam.
No comércio internacional, mantém-se a tensão entre as duas maiores economias mundiais e a guerra comercial é destaque em coluna do Valor Econômico. O superávit comercial chinês, acima da expectativa do mercado, e a desaceleração das exportações em função da crise dos parceiros comerciais também são matérias do Valor.
Por fim, no campo político, fatores como o reajuste salarial de servidores em 2019 ameaçam o teto dos gastos do governo, este é o foco da análise do Correio Braziliense, que pode ser acessado por aqui.
Em meio a estas dificuldades econômicas e políticas, o Nexo Jornal preparou um debate entre o economista Eduardo Giannetti e o cientista político André Singer, intitulado de Ideias para o Brasil e pode ser acessado por este canal, trazendo reflexões sobre o futuro de nosso país.