Combustível diesel totalmente renovável


Desde o início de novembro, os carros que conduzem os membros do conselho de administração da Robert Bosch GmbH operam com diesel totalmente renovável. Conhecido como "CARE diesel", este combustível é sintetizado principalmente a partir de subprodutos e materiais residuais. Seu fornecedor Toolfuel afirma que a CARE diesel reduz as emissões de CO2 desses carros em cerca de dois terços, ou 65%, de poço para roda. “Combustíveis renováveis e sintéticos podem contribuir muito para limitar o aquecimento global. Seu uso tem um impacto ecológico muito mais rápido do que a substituição de veículos e infraestrutura, já que as estações de abastecimento existentes podem permanecer em operação ”, diz o CEO da Robert Bosch GmbH.


Para ele, as conseqüências são claras: “Os combustíveis sintéticos e renováveis devem ser considerados na regulamentação da frota de CO2 para carros de passeio e caminhões”. diesel ainda tem que ser incluído na lei alemã sobre a prevenção da poluição do ar, não está atualmente disponível em postos de abastecimento regulares. Em seus testes com diesel totalmente renovável, a Bosch quer mostrar se e como ela pode ser adotada em larga escala. Bosch está oferecendo diesel parcialmente renovável em certos postos de abastecimento da empresa.


A empresa está incentivando o uso de combustíveis renováveis e sintéticos. O R33 Blue Diesel, um combustível aprovado produzido pela Shell, está disponível para veículos de testes e de veículos da empresa nos postos de gasolina nas unidades da Bosch em Feuerbach, Schwieberdingen e Hildesheim há algumas semanas. Este combustível contém até 33% de energia renovável. A pegada de carbono dos mais de 1.000 veículos Bosch que reabastecem regularmente nestas três estações de enchimento pode assim ser reduzida em até 20% do poço para a roda. Além disso, a Bosch pretende disponibilizar combustíveis sintéticos e renováveis para carros da empresa e veículos de entrega internos em todos os postos de abastecimento da empresa em toda a Alemanha. O fornecedor de tecnologia e serviços também está gradualmente incorporando veículos elétricos movidos a bateria em sua frota.


Uma vez que representa 18% das emissões globais de CO2, o tráfego rodoviário também contribui para o efeito estufa. No lado positivo, houve algum progresso. Na Alemanha, as emissões de CO2 de veículos recém-registrados caíram um quarto desde 2007. No lado negativo, o CO2 emitido pelo tráfego nas estradas européias está aumentando novamente. Uma razão para isso é a parcela cada vez menor de veículos a diesel recém-registrados. Eles têm uma grande vantagem sobre os modelos a gasolina quando se trata de emissões de CO2. Em comparação com sua variante de gasolina, a pegada de carbono de um modelo a diesel é em média 15% menor. Se os combustíveis renováveis e sintéticos forem amplamente utilizados pelos veículos de passageiros europeus, só isso poderia economizar até 2,8 gigatoneladas de CO2 até 2050, e isso sem eletrificação incluída na equação. Isso é três vezes a quantidade de dióxido de carbono que a Alemanha emitiu em 2016.


A Bosch vem explorando combustíveis renováveis e sintéticos há algum tempo. Os componentes de transporte de combustível da empresa para motores a diesel, como a bomba de combustível e os bicos injetores, foram rigorosamente testados e os fabricantes de veículos estão livres para aprová-los para uso com combustíveis renováveis e sintéticos. A Bosch pretende tornar o transporte o mais acessível possível. A Bosch está se aproximando da tecnologia de powertrain futuro com uma mente aberta. A empresa está comprometida com uma visão de condução virtualmente livre de emissões. Embora continue a melhorar o motor de combustão interna, também pretende se tornar líder no mercado de eletromobilidade. Após anos de esforços de pesquisa e desenvolvimento, a Bosch apresentou uma nova tecnologia a diesel em abril de 2018. Ela é capaz de reduzir as emissões de NOx de veículos a diesel abaixo do limite estatutário de 120 miligramas por quilômetro que entrará em vigor em 2020 - e pode fazê-lo em quaisquer condições reais de tráfego.


Estes resultados foram alcançados em veículos de teste com configurações de motores e emissões altamente modificadas. Os veículos também foram equipados com tecnologia de ponta e componentes, recentemente introduzidos no mercado. Uma combinação de tecnologia avançada de injeção de combustível, um sistema de gerenciamento de ar recentemente desenvolvido e o gerenciamento inteligente de temperatura possibilitaram leituras tão baixas. Os clientes da Bosch agora podem aproveitar o know-how desse sistema para desenvolver futuras linhas de veículos fabricados em massa.


Para saber mais sobre a notícia: Bosch testando combustível diesel totalmente renovável acesse aqui


Fonte: Automotive World, 2018. Fotos: Shutterstock

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