Atividade econômica de Santa Catarina recua no mês, mas mantém crescimento no ano


O Índice de Atividade Econômica Regional de Santa Catarina (IBCr-SC), calculado pelo Banco Central do Brasil e considerado como uma prévia do PIB, recuou 0,06% na passagem de julho para agosto. No Brasil, houve crescimento de 0,47% nesse comparativo. No ano, o crescimento da atividade econômica catarinense foi de 2,8%.


O crescimento da atividade econômica do Brasil, em agosto, ficou acima das estimativas de economistas colhidas do Valor Econômico, que previam variação positiva de 0,28%, com projeções indo de recuo de 0,2% a aumento de 0,9%


No Boletim Focus, divulgado na segunda-feira (15/09) pelo Banco Central, a projeção de crescimento do PIB para 2018 se manteve estável em 1,34%. As previsões para o indicador de inflação aumentaram pela quinta vez consecutiva, atingido o patamar de 4,43%.


Em Santa Catarina, quando comparado com agosto de 2017, a atividade econômica cresceu 3,84%. Nos últimos 12 meses, o avanço foi de 3,79%. Os números do Banco Central ainda mostram que, no acumulado do ano, o indicador do nível de atividade catarinense registrou uma expansão de 2,8%. No cenário nacional, a variação de janeiro a agosto de 2018 em relação ao mesmo período do ano anterior foi de 1,28%, na série sem ajustes sazonais. Pela mesma série, o IBC-Br apresenta alta de 1,50% nos 12 meses encerrados em agosto.



Entre as Unidades da Federação que possuem indicadores de Atividade Econômica, o desempenho catarinense no ano é o segundo maior do Brasil, atrás apenas do Amazonas, que apresenta crescimento de 5,58%. No mês, o desempenho nacional é puxado pelos desempenhos de São Paulo, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Sul.



As Regiões Nordeste e Centro-Oeste ainda apresentam dificuldades na retomada econômica e mostram taxas negativas no ano. Por outro lado, o Norte é a região que cresce mais aceleradamente, 2,35%, a frente das Regiões Sudeste (1,16%) e Sul (0,94%).


Time Observatório FIESC:

Carolina Custódio

Edilene Cavalcanti dos Anjos

Henrique Reichert


Fonte: BACEN e Observatório FIESC.

  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001