Análise da Confiança do Empresário Industrial

Confiança do empresário industrial de Santa Catarina se mantém em alta


O índice de confiança dos empresários da indústria de Santa Catarina registrou leve alta de 0,8 pontos na passagem de setembro para outubro. Esse aumento foi puxado pela confiança dos empresários das empresas de grande porte, mas a percepção dos empresários quanto às condições atuais não segue a mesma trajetória.



O ICEI de Santa Catarina alcançou 54,5 pontos em outubro, registrando leve alta de 0,8 pontos na comparação com setembro. Para o Brasil, o ICEI aumentou 0,9 ponto na passagem do mês, registrando 53,7 pontos. Além de reverter a queda verificada no mês anterior (-0,5 ponto em setembro), o crescimento recoloca o ICEI em trajetória de recuperação.


Dos componentes do ICEI, os empresários catarinenses percebem que há uma melhora nas condições atuais, cujo indicador foi de 48,6 pontos. Embora o indicador tenha aumentado em comparação com setembro, a percepção permanece abaixo da linha dos 50 pontos. Já as expectativas estão positivas, com índice atingindo o patamar de 57,6 pontos.



INDÚSTRIA DE TRANSFORMAÇÃO


A confiança do empresário na indústria de transformação foi de 55,9 pontos em outubro, registrando leve alta na comparação com o mês anterior, cujo indicador foi de 55,4 pontos. Em Santa Catarina, o destaque é o aumento dos indicadores de expectativas para os próximos meses, com todos os índices acima da linha divisória dos 50 pontos. As percepções dos empresários da indústria de transformação quanto às condições atuais, entretanto, estão mais pessimistas, especialmente em relação à economia brasileira, mesmo que ambos os indicadores terem aumentado na comparação com o mês de setembro.



CONSTRUÇÃO CIVIL

O ICEI dos empresários da construção registrou expressiva alta de 3 pontos em outubro, mas permanece abaixo da linha divisória, indicando a baixa confiança dos empresários. Essa alta é influenciada pela melhora dos componentes desse indicador, apesar de todos se manterem abaixo da linha dos 50 pontos.


Fonte: Observatório FIESC e Confederação Nacional da Indústria.




  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001