Acordo entre Mercosul e União Europeia é destaque na semana

Atualizado: 3 de Jul de 2019

O dia 28 de junho de 2019 ficou marcado por estabelecer o acordo de livre-comércio entre dois blocos que há pelo menos 20 anos vinham discutindo possibilidades de consolidação. Desde 1999, houve momentos em que a resolução que marcaria o acordo esteve prestes a acontecer, entretanto, as negociações esbarravam no mesmo impasse: a resistência protecionista de agricultores europeus, que temiam a concorrência dos produtos sul-americanos.


Na maior parte do tempo, o período ficou marcado mais por retrocessos do que avanços. No atual governo, representantes afirmavam que o acordo não seria prioridade na atual gestão, tendo em seguida recuado nesta afirmação. A partir de agora, os dois lados devem realizar a revisão técnica e jurídica dos termos tratados e só então será estabelecida uma data para a assinatura do acordo. Após esta etapa, o acordo será enviado ao Congresso brasileiro, onde deputados e senadores precisam aprovar o tratado, e para votação no Parlamento Europeu.


O acordo, que integra temas tarifários e regulatórios, serviços, investimentos, compras do governo, barreiras e medidas sanitárias, promoverá tarifas zero na exportação para a União Europeia em cerca de 90% dos produtos nos próximos dez anos. Para as importações advindas da Europa, a redução tarifária poderá ser sentida no preço dos automóveis, artigos de vestuário, produtos farmacêuticos e alguns produtos alimentícios. O Mercosul assegura que haverá tempo hábil para que os setores se ajustem às mudanças ocorridas no período.



Com a assinatura do acordo, o estado de Santa Catarina deve intensificar seu comércio com a União Europeia. Os resultados esperados ainda são incertos, uma vez que são desconhecidos os impactos aos setores influenciados resolução. Espera-se, contudo, que o incentivo seja capaz de retomar o volume de corrente de comércio aos patamares de 2014, que antecederam o cenário de recessão nacional.




  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001