A importância da gestão de portfólio de produtos para a indústria de alimentos

Um dos pilares competitivos da indústria de alimentos está no portfólio de produtos que ela oferta para os seus consumidores. Quando bem pensado, estratégico e alinhado às demandas dos consumidores, é meio caminho andado para o sucesso.


Quando o portfólio de produtos está desatualizado, a empresa perde reconhecimento e espaço no mercado, e fica esquecida nos fundos das prateleiras.


E sempre que um cenário de crise ou recessão se aproxima, os hábitos de consumo mudam. É preciso estar atento e ser ágil! Quer algumas dicas?


- Conheça os seus consumidores e o que eles querem! Não é tarefa fácil, ainda mais porque nem sempre eles querem a mesma coisa. As escolhas mudam de acordo com a ocasião de consumo – mais saudável ou mais indulgente, mais natural ou mais conveniente. Portanto, entender as preferências de acordo com as ocasiões de consumo é a chave!




- Otimize os seus recursos! Uma linha de produção pode se tornar muito versátil e permitir a fabricação de diversos produtos com adaptações simples, como na forma de envase. A pergunta a ser respondida não é “o que mais ou preciso para fazer novos produtos?”. O raciocínio inverso – que outros produtos posso fazer com o que já tenho – costuma trazer respostas com melhor custo-benefício.


- Esteja atualizado! Conheça as novas tecnologias, os novos ingredientes, as novas soluções de embalagem – só assim você será capaz de fazer o link entre a oportunidade e a ideia de um novo produto.


Quer saber ainda mais? Conte com o Instituto de Tecnologia do Senai, entre em contato!


  • Facebook - Círculo Branco
  • Twitter - Círculo Branco
  • LinkedIn - Círculo Branco
  • YouTube - Círculo Branco

Iniciativa da FIESC - Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina

Rod. Admar Gonzaga, 2765 - Florianópolis/SC - 88034-001